Podemos dividir as bactérias causadoras de mastite contagiosa em dois grandes grupos: patógenos principais e patógenos secundários. Dentre os patógenos principais destacam-se o Staphylococcus aureus, o Streptococcus agalactiae e o Mycoplasma bovis; e entre os secundários, o Corynebacterium bovis.
Algumas dicas para evitar a mastite na sua propriedade:
A mastite contagiosa é causada por microrganismos comuns no corpo do animal e a transmissão ocorre de uma vaca doente para as vacas saudáveis do rebanho. É muito comum que a transmissão destas bactérias aconteça durante a ordenha, devido acontaminação dos utensílios utilizados ou das mãos dos ordenhadores.
Você sabe como controlar a mastite ambiental no seu rebanho?...
As formas de tratar a mastite é a massagem, seguida de ordenha. Você também pode fazer a aplicação de calor e frio no local: compressas mornas para ajudar na liberação do leite, e compressas frias depois ou durante os intervalos das mamadas para diminuir a dor. Aumento de ingestão de líquidos e repouso.
O desmame vai ocorrer substituindo uma mamada por algum alimento, ou mamadeira, ou copo, dependendo da idade do bebê. Escolha uma mamada para oferecer mamadeira ou copinho em vez do peito e veja qual a reação. Quando ele se habituar, vá trocando outros horários também.
Secar o Leite Materno Naturalmente
Assim, é possível ir retirando o excesso de leite que é produzido, deixando os seios menos duros, cheios e pesados....Tratamento caseiro para o leite empedrado