Quando olhamos na direção de algum objeto, a imagem atravessa a córnea e chega à íris, que regula a quantidade de luz recebida por meio de uma abertura chamada pupila. Quanto maior a pupila, mais luz entra no olho. Passada a pupila, a imagem chega ao cristalino e é focada sobre a retina.
Íris: A íris é um prolongamento da coroide que cobre parte do cristalino e que se caracteriza por ser a porção responsável pela cor do olho. Essa estrutura apresenta uma abertura no centro (pupila) por onde entra a luz.
A órbita, os cílios, as pálpebras, a conjuntiva e as glândulas lacrimais ajudam a proteger os olhos.
“A parte colorida dos olhos é chamada de íris. A íris pode ter várias cores desde o marrom muito escuro até o azul mais claro. E você sabe por que existem tantas cores?
A conjuntiva é uma membrana que reveste internamente duas dobras da pele que são as pálpebras. São responsáveis pela proteção dos olhos e para espalhar o líquido que conhecemos como lágrima.
Os olhos estão alojados em órbitas no crânio para estarem protegidos de lesões. As pestanas e as pálpebras impedem a entrada de pó e sujidade. Pela mesma razão, as sobrancelhas têm uma forma arqueada para desviar suor dos olhos.