Devido ao sincretismo religioso com São Jerônimo, hoje (30) também é celebrado o dia de Xangô para a maioria dos umbandistas e candomblecistas.
Eritrina – Mulungu: Tem plena aplicação nas obrigações de cabeça e nos banhos de limpeza dos filhos de Xangô. ... Erva-de-São-João: Utilizada nas obrigações de cabeça e nos banhos de descarrego. A medicina caseira, indica-a como tónico para combater as disenterias. Aplicam-se no tratamento do reumatismo.
Xangô será o orixá regente de 2020, com influência de Iansã e Oxóssi e sob a condução de Oxalá, que, de acordo com o Candomblé, é o pai de todos eles.
Boi
“As pessoas podem esperar um ano de 2020 de muita mudança, justiça e muita luta por poder”. Segundo as previsões do ano de Leni de Ogum, na política do país muita 'sujeira' virá à tona e será esclarecida. “Xapanã é o mais bravo e melindroso orixá de se cultuar. Dono da morte e da vida, da doença e da cura.
Come com Ogum e Oiá. Veste de branco, preto e vermelho. Intoto : Suas contas são vermelho e preto. É um orixá cultuado em seu assentamento e não vira na cabeça de ninguém.
As cores dos Orixás na Umbanda
Linha de Oxum = Contas Amarelas (Douradas) - Candomblé/ Azuis-escuras, podendo usar dourado também (Umbanda) Linha de Xangô = Contas Marrons (Candomblé e Umbanda) Linha de Iansã = Contas Rosas (em alguns casos Vermelhas e Laranjas) - Candomblé/ Amarelas, em alguns casos podendo usar laranja ou vermelho escuro (Umbanda)
1ª — Os colares dos Orixás costumam ser de uma só cor. 2ª — Há algumas exceções (Obaluayê = preto e branco), (Omolu = preto, branco e vermelho), (Nanã = branco, lilás e azul claro), (Exu = preto e vermelho; preto; vermelho), (Pombagira = vermelho; preto e vermelho; dourado).
Guia para Iansã, Protetora de Sagitário Você precisará de contas nas cores vermelho, branco, marrom e amarelo. O dia certo para começar a fazer sua guia é quarta-feira. Depois que ela estiver pronta, deixe por duas horas em copo com água e sal e coloque-a para secar ao sol por meia hora.