Psicologia surgiu como uma disciplina científica pelo estabelecimento do primeiro Instituto de Psicologia em 1879, em Leipzig, na Alemanha, por Wilhelm Wundt (1832-1920). É aqui que os primeiros psicólogos profissionais adquiriram as competências de trabalho experimental para estudar a mente.
Os cinco passos para a modificação do comportamento
O desígnio de "pai da psicologia" conferido a Wilhelm Wundt deve-se sobretudo ao fato de este haver sido o primeiro professor a estabelecer um laboratório de psicologia experimental, na Universidade de Leipzig, em 1879. Wundt era um Professor de Filosofia que conduzia experimentos sistemáticos em psicologia.
Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. Melhor dizendo, a Psicologia estuda o que motiva o comportamento humano – o que o sustenta, o que o finaliza e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência...
Nasce na segunda metade do Séc XIX, em alguns países da Europa, e um pouco mais tarde nos Estados Unidos e outros países. Para alguns, a Psicologia Social surgiu no ano de 1859, junto com a edição da revista “ Grande Enciclopédia Soviética”, de Steintahl e Lazarus.
se a psicologia se tornou por primeiro uma ciência experimental na Alemanha, foi a Psicologia Social que se tornou depois uma ciência experimental nos Estados Unidos. Watson e seus seguidores fizeram uma cruzada sistemática com o objetivo de livrar a psicologia de toda referência à consciência, à mente ou ao self.
A psicologia social surgiu para estabelecer uma ponte entre a psicologia e a sociologia. O seu objeto de estudo é o comportamento dos indivíduos quando estão em interação.
Kurt Lewin
Wundt
Um dos primeiros a conduzir um estudo sistemático da psicologia de grupos sociais foi Kurt Lewin, considerado o pai da psicologia social.
O psicólogo social atua em penitenciárias, asilos e centros de atendimento a crianças e adolescentes. Além disso, ele é responsável por elaborar programas e pesquisas sobre a saúde mental da população em geral.
A Psicologia Social pode ser entendida como o estudo das relações humanas a partir de um viés individual até uma perspectiva mais ampla, ou social, sendo que este ramo enfoca mais o indivíduo.
A Psicologia Social estuda a relação do indivíduo com a sociedade. Ela observa comportamentos (ou suas intenções), nos momentos em que estamos cercados de outras pessoas.
Psicologia social é a área da Psicologia que procura estudar a interação social. ... Dessa perspectiva, os principais conceitos são: a percepção social e a comunicação; as atitudes; a mudança de atitudes; o processo de socialização; os grupos sociais e os papéis sociais.