EQST

Qual O Conceito De Sociedade Disciplinar?

Qual o conceito de sociedade disciplinar?

Nas sociedades disciplinares, as instituições sociais assumem papéis de vigilância, normatização e exame constante dos sujeitos, de tal maneira que o poder, exercido minuciosamente, marca os corpos e lhes impõe condutas. O tipo de poder de uma sociedade disciplinar tende a separar, prender, controlar e punir.

O que é a sociedade disciplinar para Foucault?

Foucault cria a ideia de sociedade disciplinar para tentar dar uma resposta à altura do fracasso dos ideais iluministas. Fracasso porque percebemos que nossas sociedades – construídas com base na universalidade da razão, no contrato do consenso social – estão mais para impotentes do que modernas.

O que é uma sociedade de controle?

A chamada sociedade de controle é um passo à frente da sociedade disciplinar. Não que esta tenha deixado de existir, mas foi expandida para o campo social de produção. Segundo Foucault, a disciplina é interiorizada. Esta é exercida fundamentalmente por três meios globais absolutos: o medo, o julgamento e a destruição.

Quando surgiu a sociedade disciplinar?

De acordo com Foucault, as sociedades disciplinares surgem no século XVIII, atingem seu apogeu no século XX e entram em processo de decadência a partir desse período, dando lugar ao surgimento de uma nova forma de organização social. Essa nova sociedade foi definida por Deleuze como sociedade de controle.

Quais as características da sociedade disciplinar?

Foucault denomina esse período de sociedade disciplinar, pois traz como características essenciais a distribuição dos indivíduos em espaços individualizados, classificatórios, combinatórios, isolados, hierarquizados, capazes de desempenhar funções diferentes segundo o objectivo especifico que deles exige.

Como surge a sociedade disciplinar?

As sociedades disciplinares, identificadas por Michel Foucault, surgiram em meados do século XVIII objetivando vigiar os indivíduos que poderiam infringir ou já teriam infringido as leis, caracterizando-se pelo confinamento, pelo fechamento.

O quê Deleuze chamou de sociedade de controle?

O conceito de Sociedade Disciplinar surgiu de uma análise dos processos históricos do século das luzes. Mais importante que isso, ele identificou que novas forças entravam em jogo e que, assim, o conceito de disciplina não dava mais conta da realidade. ...

Qual o objetivo da sociedade de controle?

O principal objetivo da sociedade disciplinar era instaurar padrões de comportamento para a coletividade, fazendo com que os indivíduos passassem a construir sua visão de mundo dentro das normas e saberes que lhe eram impostos através das instituições de que fizessem parte.

Quais são os dois modelos disciplinares?

Dessa forma, o panoptismo manifesta-se nos mais simples níveis de funcionamento da vida cotidiana, como afirma Foucault na “existência individual”. Por exemplo, nas fábricas em que a maneira de trabalhar representa dois modelos disciplinares: o religioso (silêncio) e o militar (hierarquia).

São características da sociedade de controle?

4. Características  A sociedade do controle é caracterizada pela invisibilidade e pelo nomadismo que se expande junto as redes de informação.  As sociedades de controle apontam uma espécie de anti-arquitectura. A ausência da casa, do prédio, do edifício é fruto de um processo em que se caminha para um mundo virtual.

O que mudou para Foucault dentro da sociedade moderna?

Para Foucault, na sociedade moderna, o poder não está centrado apenas no setor político ou em determinada organização. Segundo o autor de Microfísica do Poder, na sociedade contemporânea, o poder está disseminado por diversas instâncias da vida social. Fragmentou-se, tornando-se ainda mais eficaz.

Quais são os dispositivos disciplinares que eles se referem?

Quanto aos dispositivos disciplinares, ou instrumentos do poder disciplinar, também são em número de três os seus principais, quais sejam: o olhar hierárquico, a sanção normalizadora e o exame. Vejamos brevemente cada um deles. O olhar hierárquico consiste antes na idéia mais ampla de vigilância.

Qual a função da disciplina?

Disciplina (do latim disciplina), disciplina científica, académica ou acadêmica designam um determinado ramo do conhecimento. No âmbito escolar, designa um conjunto de aulas aos quais os alunos assistem e sobre as quais eles serão examinados, podendo ser aprovados ou não.

O que é crime para Foucault?

Pode-se falar que, segundo Foucault, a lei é simbolizada no corpo punido. A mesma lei que é desrespeitada é a que impõe suplícios e expressa a vontade do soberano, segregando, também, o agressor (criminoso). A lei aplicada é executada procedimentalmente, num verdadeiro teatro político [9].

Quem foi Michel Foucault na sociedade moderna?

Michel Foucault (1926-1984), pensador francês do século XX, dedicou-se à análise do novo modelo de organização do poder desenvolvido, mormente, a partir do século XVIII. Para Foucault, na sociedade moderna, o poder não está centrado apenas no setor político ou em determinada organização.

O que significa poder disciplinar?

Consiste na possibilidade de a Administração aplicar punições aos agentes públicos que cometam infrações funcionais. Trata-se de poder interno, não permanente e discricionário.

O que é o poder disciplinar e O que é o biopoder?

Na sociedade de controle Foucault define duas formas de poder: o poder disciplinar, que se aplica ao corpo por meio das técnicas de vigilância e das instituições punitivas; e o poder ao qual ele denomina de biopoder, que se exerce sobre a população.