A empresa é caracterizada como um sistema aberto, pois sofre interações e flutuações de seu ambiente interno (departamentos, processos, recursos humanos etc.) e do ambiente externo (economia, política, meio ambiente etc.).
Uma outra vantagem do pensamento sistêmico nas organizações é a gestão de conflitos. Quando a empresa adota essa postura sistêmica, cria-se um ambiente de colaboração entre os setores. Isso diminui os pontos de atrito entre os departamentos e melhora a sinergia na empresa.
Enterprise Resource Planning ou como é mais conhecido ERP, é um sistema de gestão que integra todos os processos de uma organização em uma só solução, de forma centralizada, ou seja, é possível que o gestor consiga gerenciar atividades de áreas como: Comercial, Fiscal, Financeiro, Contábil, Relacionamento com o Cliente ...
A sigla ERP significa "Enterprise Resource Planning", ou sistema de gestão integrado. Essa tecnologia auxilia o gestor da empresa a melhorar os processos internos e integrar as atividades de diferentes setores, como vendas, finanças, estoque e recursos humanos.
O que são os módulos do sistema ERP?
O sistema de produção é composto de pessoas, departamentos, equipamentos, instalações, processos e produtos interligados por um mesmo objetivo. Ainda que possa soar como uma novidade, todos nós já fazemos parte de muitos sistemas – nossa família, comunidade, Estado, trabalho, etc.
Principais módulos de um ERP
A relação entre segurança da informação e ERP está na capacidade de armazenar dados para garantir a eficiência organizacional e, ao mesmo tempo, a integridade contra intrusões e vulnerabilidades.