EQST

Qual O Conceito De Credor Pignoratcio?

Qual o conceito de credor pignoratício?

O credor pignoratício é a pessoa que possui um título de penhor instituído em seu favor e o devedor pignoratício. ... O devedor pignoratício é quem figura como devedor em contrato de penhor. É o sujeito passivo da obrigação, ou seja, pessoa que deverá pagar o benefício estabelecido em garantia do credor.

Qual é o direito do credor pignoratício?

São direitos do credor pignoratício: investir-se na posse da coisa empenhada (artigo 1.433, I do Código Civil Brasileiro); invocar proteção possessória acerca do bem empenhado nos casos em que lhe for ameaçada, turbada ou esbulhada a posse; reter o objeto entregue em garantia até que ocorra a satisfação plena da ...

O que é endosso pignoratício?

Também chamado de endosso-garantia ou endosso pignoratício, o endosso-caução é o instrumento jurídico adequado para a instituição de penhor sobre o título de crédito.

É correto afirmar acerca dos direitos e deveres do credor pignoratício?

O credor pignoratício tem direito, à posse da coisa empenhada; ... O credor pignoratício tem direito a promover a execução judicial, ou a venda amigável, se lhe permitir expressamente o contrato, ou lhe autorizar o devedor mediante procuração.

O que é uma defraudação?

1. Acto em que há fraude. 2. Espoliação fraudulenta.

Qual é a ordem de preferência dos credores?

A ordem de preferência é a seguinte: 1 – Créditos alimentícios: Pensão alimentícia, salários e dívidas trabalhistas. Segundo a lei, os empregados e dependentes e empregados do devedor são os primeiros na ordem de recebimento; ... 4 – Créditos com privilégio especial: Credores listados no art.

O que é credor pignoratício e quirografário?

Credor quirografário: é aquele que não possui um direito real de garantia, pois seu crédito está representado por títulos oriundos de uma obrigação, como, por exemplo, o cheque e a nota promissória. Credor pignoratício: é aquele que possui direito real de garantia sobre bem móvel.

O que é o endosso-caução?

Nas operações de endosso-caução — aquelas em que a parte endossante transmite um título ao endossatário como forma de garantia da dívida, mas sem a transferência da titularidade da cártula —, quem recebe o endosso de boa-fé não tem seu direito de crédito abalado no caso de eventual quitação realizada ao endossante sem ...

Quanto à penhora e hipoteca e a anticrese é correto afirmar?

48. Quanto à penhora, à hipoteca e à anticrese, é correto afirmar: (A) Salvo cláusula expressa, o terceiro que presta garantia real por dívida alheia não fica obrigado a substituí-la, ou reforçá-la, quando, sem culpa sua, se perca, deteriore, ou desvalorize.