Os músculos do pé, tornozelo e panturrilhas são muito essenciais para a estabilização do corpo. Auxiliam no ato de andar, correr e ficar em postura, além de dar tônus muscular para o nosso dia a dia. A flexão plantar consiste nada mais nada menos que esticar os pés para baixo, num ato de flexionar os músculos envolvidos na flexão plantar, algo como a manobra da bailarina de “ponté”. Como dito, a flexão plantar envolve uma musculatura muito interessante, sendo também utilizada em muitos treinos em academias para exercitar os músculos das panturrilhas, chamados de gêmeos ou gastrocnêmios.
Flexor longo do hálux: Este músculo encontra-se profundamente dentro de sua perna. Ele corre para baixo da perna todo o caminho até o dedão do pé. Ele ajuda a flexionar seu dedão do pé de modo que você pode andar e manter-se ao mesmo tempo em pé em suas pontas dos pés.
O maléolo fibular forma o aspecto lateral do encaixe do tornozelo, mas não recebe carga. O pé articula-se no encaixe em virtude da contração do tríceps sural (as duas cabeças do músculo gastrocnêmio e o músculo sóleo), que faz a flexão plantar, e os dois músculos crurais, que promovem a dorsiflexão (Fig. 1.3).
Entorses geralmente curam dentro de alguns dias ou semanas. Se o tornozelo fraturado, você pode precisar usar um elenco. As fraturas mais graves podem exigir cirurgia para reposicionar o osso quebrado. Cirurgiões usam às vezes um prato ou parafusos para segurar o osso no lugar enquanto ela cura.
O músculo flexor longo dos dedos também participa. Inserção proximal na face posterior da tíbia e inserção distal nas falanges distais do 2º ao 5º dedo. Inervação do nervo tibial e ação de flexão plantar e inversão do tornozelo.
Todas as atividades físicas necessitam do auxílio de um profissional, pois precisam ser executadas da forma correta para surtirem efeitos positivos. Um movimento errado pode resultar em dores, desconfortos e lesões que prejudicam o treino por dias e até mesmo meses.
Além de um bom instrutor físico, mantenha seus exames em dia e respeite os limites do seu corpo, entendendo a necessidade de realizar processos, aumentar a intensidade dos treinos aos poucos e de maneira saudável. Bom treino!
A flexão plantar é um exercício voltado para as panturrilhas. O movimento consiste, basicamente, em levantar o corpo com os pés, utilizando os músculos da região. Ele é essencial para trabalhar a musculatura da panturrilha — também chamada de tríceps sural.
Flexor longo dos dedos: Este é outro dos músculos profundos na perna. Ele começa fina, mas gradualmente se alarga como ele se move para baixo da perna. Ela ajuda a flexionar todos os dedos exceto para o dedão do pé.
A diferença da flexão plantar unilateral é que primeiro o exercício será realizado em uma das panturrilhas, deixando a outra descansando até terminar a repetição e realizá-la na perna oposta.
Escala natural de cada pessoa do movimento nesta posição é diferente. Vários músculos controlar a flexão plantar. Qualquer lesão a esses músculos podem limitar a sua amplitude de movimento e afetar sua capacidade de fazer atividades que exijam flexão plantar.
O músculo se localiza profundamente ao flexor curto dos dedos e superficialmente ao músculo adutor do hálux. A artéria plantar lateral e o nervo de mesmo nome cursam sobre sua superfície anterior, enquanto a artéria e nervo plantares mediais passam medialmente ao músculo.
O maléolo mediano da tíbia e o maléolo lateral da fíbula formam um copo envolvendo o tarso para evitar o movimento lateral na articulação do tornozelo. A fíbula se une aos ossos do pé na lateral do tornozelo pelos ligamentos talofibulares anterior e posterior e pelo ligamento calcaneofibular.
O fortalecimento dos músculos em seu tornozelo, perna e pé que suportam flexão plantar guardará os teus pés flexível, proteger seu tornozelo, e prevenir futuras lesões. Um fisioterapeuta pode ensiná-lo a fazer esses exercícios corretamente.
Tibial posterior: O tibial posterior é um músculo menor que encontra-se profundamente na perna. Ele está envolvido tanto com a flexão plantar e inversão - quando você liga a sola do pé para dentro para o outro pé.
O quadrado plantar, também chamado de flexor acessório é um dos músculos plantares centrais do pé. Obervando os músculos do pé horizontalmente, o quadrado plantar faz parte da segunda camada de músculos plantares, juntamente com os lumbricais.