EQST

Qual Era O Principal Objetivo Dos Filsofos Sofistas?

Qual era o principal objetivo dos filósofos sofistas?

O objetivo dos sofistas seria, pela visão de filósofos como Aristóteles, apenas o de vencer o debate, sem preocupar-se com a busca pela verdade. Por esta razão, a expressão "sofisma" existe hoje para identificar uma argumentação rebuscada, porém sem fundamentação sólida.

Por que os sofistas foram depreciados pelos filósofos?

Resposta. Eles foram depreciados por várias motivos primeiro eles compravam para ensinar os jovens, os filósofos da geração anterior deles não faziam isso, os sofistas não queriam chegar ao conhecimento em si. Eles usam a filosofia como meio de obterem fama e dinheiro.

Quais as principais críticas que os filósofos clássicos Sócrates Platão e Aristóteles faziam aos sofistas?

Resposta. Resposta: O aspecto negativo que atribuímos aos sofistas é baseado na crítica de Sócrates a esse grupo de pensadores. Vemos nos diálogos platônicos, por meio de Sócrates, que os sofistas propõem apenas verdades relativas.

Como você reage a seguinte afirmação Os sofistas não se preocupavam com a busca pela verdade Você concorda ou discorda justifique?

O conhecimento que se tem hoje sobre os sofistas são através de críticas e citações em obras de filósofos, como Sócrates e Platão, visto que, não há obras escritas pelos sofistas. "Os sofistas não se preocupavam com a busca pela verdade."

Qual a principal crítica dos filósofos helenistas aos chamados sofistas?

Socrátes afirmava que a riqueza não interessa ao homem, enquanto os sofistas faziam carreira e cobravam por ensinar. Além disso, eles tinham a convicção de saberem de tudo, enquanto o filósofo grego acreditava que ninguém pode ser mestre do outro.

Qual a diferença entre o pensamento de Sócrates e dos sofistas?

Sócrates diz nada saber e, colocando-se no nível de seu interlocutor, dirige uma aventura dialética em busca da verdade, que está no interior de cada um. O sofista faz retórica (discurso de forma primorosa, porém vazio de conteúdo). Sócrates faz dialética (bons argumentos).

Qual era a ideia de Sócrates com relação aos sofistas?

Sócrates combateu os sofistas, julgou com severidade o uso que faziam da arte da palavra, que segundo ele não visava estabelecer o verdadeiro mas produzir a aparência. Sócrates defendia energicamente a necessidade e a possibilidade de conhecer a verdade.