Martinho Lutero - monge agostiniano e professor de Teologia - é considerado o membro da Igreja Católica precursor da Reforma Protestante. Suas principais críticas eram voltadas para a vendas de indulgências (fiéis pagavam dízimos à Igreja em troca do perdão pelos seus pecados).
Ruptura da Igreja aconteceu meio século atrás O principal agente da Reforma foi o monge alemão Martinho Lutero (1483-1546), que, em 1517, publicou 95 teses que fundamentalmente criticavam a venda de indulgências (quando a Igreja “concedia” o perdão divino a qualquer pessoa que pagasse).
Martinho Lutero foi um monge e teólogo, nascido em Eisleben, Alemanha, em 10 de novembro de 1483 e falecido em 18 de fevereiro de 1546, na mesma cidade. ... Além dele, outros teólogos como Thomas Müntzer, João Calvino ou Felipe Melanchthon, e políticos como o rei Henrique VIII, criticaram as ações da Igreja.
As Reformas Protestantes foram uma reação teológica e política contra o "monopólio" da Igreja Católica sobre o Cristianismo na Europa Ocidental e a sua influência nas questões sociais do período.
Podemos afirmar que a relação entre renascimento e a reforma protestante é que ambos promoveram mudanças sociais e econômicas na Europa, sendo que a Reforma Protestante foi mais benéfica em relação ao processo de individualização, impulsionando o capitalismo. ... Essa postura impulsionou o capitalismo. Abraços!
Resposta: Lutero ao iniciar a Reforma Protestante, recebeu apoio da nobreza feudal germânica que tinha interesse nas terras da igreja católica.
Resposta. Resposta: as principais críticas feitas contra a Igreja católica era a de que os padres eram corruptos, a Igreja havia se afastado da sua missão espiritual, se focando demais em assuntos terrenos e que era uma instituição dogmática que coibia o avanço científico.