Os fios vermelhos fornecem 5V, os amarelos fornecem 12V e os laranjas são os responsáveis pela tensão de 3.
Voltagens dos cabos do conector principal de uma fonte ATX
Os dispositivos que compõem um computador são tão variados que requerem níveis diferentes de tensão para o seu funcionamento. Por isso, as fontes de alimentação fornecem, essencialmente, as seguintes tensões: +3,3 V, +5 V, +12 V, -5 V e -12 V (as antigas fontes AT não oferecem a tensão de +3,3 V).
Existem dois tipos principais de fontes de alimentação de computador: AT e ATX. Uma fonte de alimentação AT é a usada na maioria dos computadores mais antigos. Esse tipo de fonte de alimentação impulsionou os primeiros computadores pessoais fabricados pela IBM, e o padrão também foi adotado por outros fabricantes.
Existem dois padrões de fontes de alimentação, as fontes Lineares e as Chaveadas, ambas possuem basicamente o mesmo processo de funcionamento, porém fontes lineares trabalham basicamente com baixas potências, sendo muito utilizadas em notebook, telefones sem fio, carregadores de celulares e aparelhos neste porte, ...
O primeiro passo é ficar atento a quantidade de Watts que a placa de vídeo que você comprou, ou pretende comprar, exige. Em alguns casos, os vendedores chegam a recomendar fontes de alimentação dizendo que a fonte mínima deve ser de “400W reais”. Contudo, confie sempre na informação do fabricante da placa.
Confira a nossa lista exclusiva com as melhores fontes para PC do mercado.
As 8 melhores fontes de alimentação para PC em 2019