Cada livro destina-se a uma finalidade diferente, entre elas: o objetivo de registrar a venda de produtos, as movimentações de estoque, os lucros em determinado período ou a compra de bens para a empresa.
Os livros contábeis são todos os registros de caráter econômico e financeiro usados por uma empresa. ... Sendo assim, eles possuem um importante papel na gestão contábil de uma empresa, já que auxiliam na compreensão dos resultados financeiros, como no registro do Balanço Patrimonial.
O Livro Diário é aquele onde são marcadas diariamente todas as movimentações de valor de uma empresa, sendo um registro básico de toda a escrituração contábil. Os registros no Livro Diário devem ser feitos de acordo com a ordem cronológica do lançamento, desde o primeiro até o último dia de cada ano. ...
O Livro Razão (também denominado "Razão Auxiliar") é obrigatório pela legislação comercial e tem a finalidade de demonstrar a movimentação analítica das contas escrituradas no diário e constantes do balanço. As formalidades da escrituração contábil estão expressas no Decreto Lei 486/1969.
De acordo com o item 10, alínea (b), da ITG 2000 e o item 11 do CTG 2001, os livros contábeis obrigatórios, entre eles o Livro Diário e o Livro Razão, quando exigível por legislação específica, devem ser autenticados no registro público ou entidade competente.
A retificação de lançamento feito com erro, em livro já autenticado pela Junta Comercial, deverá ser efetuada nos livros de escrituração do exercício em que foi constatada a sua ocorrência, observadas as Normas Brasileiras de Contabilidade, não podendo o livro já autenticado ser substituído por outro, de mesmo número ...
Os livros obrigatórios de autenticação são: Os livros de registro de inventário e livro de registro de entradas, de acordo com o § 2º, do art. 260, do Decreto 3.
Tipos de Livros Contábeis
Como escriturar um livro caixa?
Nas páginas do livro Caixa, onde constam as expressões DEVE e HAVER ou DÉBITO e CRÉDITO, são lançados, respectivamente, os recebimentos e os pagamentos.