Qual a palavra que tem mais de um significado? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A polissemia refere-se a apenas uma palavra com mais de um significado. Já a homonímia consiste em duas ou mais palavras que têm a mesma pronúncia e/ou a mesma grafia, mas significados diferentes. Portanto, “cedo” e “cedo” são duas palavras diferentes, já que uma é verbo e a outra, advérbio.
Quais são os tipos de polissemia?
A diferenciação clássica é que a polissemia se refere a uma só palavra com diversos significados, possivelmente relacionáveis entre si, e que a homonímia se refere a duas palavras diferentes, com origens e significados distintos e independentes, mas que apresentam a mesma ortografia e pronúncia.
Porque uma palavra pode ter vários significados?
A princípio, a palavra “polissemia” vem do grego: poli = muitos; sema = sentido, significado. A polissemia é possível porque o sentido da palavra não muda totalmente, ou seja, há certa relação entre os sentidos que ela apresenta nas diferentes situações.
Que são as palavras homônimas?
Portanto, é possível dizer que as palavras homônimas são as que possuem sentido diferente, porém com mesma pronúncia ou grafia.
O que são palavras homônimas Brainly?
As palavras homônimas são aquelas que possuem significados diferentes, mas são parecidas ou iguais tanto na escrita quanto na pronúncia.
Quais são os três tipos de polissemia?
Para saber os detalhes quanto ao significado e aplicação dele, confira nosso post.
Polissemia – o que é?
Polissemia e ambiguidade.
Polissemia x Homonímia.
Polissemia x Monossemia.
BE
Quantos sentidos tem uma palavra?
No que se refere ao significado das palavras, as mesmas se subdividem da seguinte forma: Sentido próprio: sentido literal da palavra, sendo o sentido comum que se costuma atribuir a determinada palavra. Sentido figurado: sentido simbólico, figurado, que pode ser atribuído a uma palavra.
O que são palavras homônimas e Parônimas exemplos?
HOMÔNIMAS HOMÓFONAS: palavras com a mesma pronúncia, com alguma diferença gráfica e com diferentes significados; PARÔNIMAS: palavras parecidas na forma, com diferentes significados. Acender = pôr fogo, ligar: Ele foi acender a vela.
Como as palavras homônimas podem ser classificadas?
As palavras homônimas são classificadas em: Homógrafas: são palavras iguais na grafia e diferentes na pronúncia, por exemplo: colher (verbo) e colher (substantivo); jogo (substantivo) e jogo (verbo); denúncia (substantivo) e denuncia (verbo).