língua Tupi
O nome “Tamoios” foi dado em referência histórica ao nome de uma tribo indígena que habitava o Litoral Norte Paulista e o Litoral Fluminense.
Tamoio ou Tamuja, como os chama Anchieta, é um cognato de tamo que, em muitas línguas tupi-guarani, significa "avô", "homem velho", e não raro também chefe, líder doméstico, espiritual e/ou político.
O início da Confederação A Confederação dos Tamoios ocorreu entre 1554 e 1567 na época do Brasil Colônia, fase em que o país estava subordinado à metrópole, Portugal.
A mestiçagem no Brasil teria ocorrido de diferentes formas. Uma delas seria o cunhadismo. Essa antiga prática indígena, para incorporar estranhos à sua comunidade, consistia em lhes dar uma moça índia como mulher. Assim, estabeleciam-se laços que o aparentavam a todos os membros do grupo.
O "cunhadismo" foi uma espécie de acordo tácito estabelecido entre portugueses e nativos que facilitou a colonização do Brasil. ... Isto, claro, contribuía para a diminuição dos ataques entre nativos e portugueses e favorecia uma espécie de "colonização pacífica" em alguns territórios nacionais.
As matrizes culturais do Brasil são os povos, etnias e suas respectivas culturas que juntos formaram o povo brasileiro. A matriz cultural brasileira em sua base é europeia, indígena e africana. A matriz cultural europeia no Brasil é predominantemente portuguesa, afinal foi o Reino de Portugal que colonizou o país.
Matrizes estéticas e culturais (EF69AR33) Analisar aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte (arte, artesanato, folclore, design etc.).
Resposta: 1-A noção de matriz estética que dá título a esta palestra tem como base a ideia de que é possivel definir-se uma origem social comum, que se constituiria, ao longo da hist6ria, numa família de formas culturais aparentadas, como se fossem "filhas de uma mesma mãe", identificadas por suas características...
Entendemos as matrizes culturais como marcas incrustadas na experiência social dos sujeitos, que são ativadas nas interações sociais, embaralham-se com as novas experiências e os novos movimentos. São fazeres na vida do sujeito, sejam estes individuais ou coletivos.
Matrizes culturais do Brasil. Diz-se de matrizes culturais do Brasil a formação cultural de sua população que ocorreu através da miscigenação de vários grupos étnicos. A princípio o branco europeu, o índio e o negro e posteriormente, no século XIX, a entrada de migrantes principalmente europeus.
Os imigrantes italianos foram os responsáveis por trazer a pizza e a sopa, os alemães trouxeram a cerveja, as carnes salgadas e defumadas, a batatinha, as linguiças e salsichas, os portugueses vieram com o pão, os japoneses nos influenciaram a comer verduras, legumes e peixes (também herança cultural indígena).
Os imigrantes contribuíram de diversas formas no desenvolvimento do país, entre elas podemos destacar: o processo de urbanização , com a transformação de antigos povoados em cidades; o desenvolvimento de atividades de comércio ou prestação de serviços e venda ambulante nas ruas; introdução de técnicas agrícolas mais ...
Resposta. Resposta: A culinária recebeu notável influência italiana, que transforou pratos típicos como a pizza em comida popular no Brasil. Os franceses deixaram grandes contribuições nas artes, os alemães na arquitetura e os imigrantes eslavos e os japoneses deixaram nas técnicas agrícolas.
Os japoneses trouxeram para o Brasil duas religiões, o budismo e o xintoísmo, crenças muito presentes na Terra do Sol Nascente. Porém, atualmente muitos nipônicos são católicos e evangélicos, principalmente aqueles que vivem no Brasil.
A vinda dos imigrantes permitiu a incorporação de uma variedade de frutas, verduras e legumes, como caqui, maçã, pera, acelga, espinafre japonês, brotos de feijão, broto de bambu, rabanete, abóbora cabotiá entre uma diversidade de produtos, enriquecendo a culinária nipo-brasileira.
Os japoneses trouxeram para o Brasil frutas, legumes e vegetais que não existiam na culinária brasileira. Criaram cinturões verdes, cultivaram áreas antes consideradas inférteis e provocaram uma mudança dos hábitos alimentares brasileiros.
A imigração japonesa no Brasil teve início no ano de 1908, com a chegada do navio Kasato Maru. As atividades desempenhadas pelos japoneses que residiam no Brasil eram muitas, mas dentre elas destacavam-se a agricultura, com a produção de café e algodão no estado de São Paulo, e a produção de maçãs em Santa Catarina.