EQST

Qual A Importncia Da Microbiologia Dos Alimentos Para A Nutriço?

Qual a importância da microbiologia dos alimentos para a nutrição?

A importância da microbiologia dos alimentos está para quando houver suspeita de contaminação alimentar, através das características do alimento e das conseqüências da sua ingestão, o profissional possa ter segurança necessária para utilizar o método correto de análise para identificar o microrganismo causador do surto ...

O que é a microbiologia dos alimentos?

De modo geral, a microbiologia de alimentos é a área da microbiologia responsável pelo estudo da influência que diversos microrganismos exercem nas características dos produtos alimentícios que são consumidos, tanto pelo homem quanto por animais, além do risco à saúde pública. ...

Quais são as ações que controlam o desenvolvimento de microrganismos nos alimentos?

Os micro-organismos podem ser destruídos pelo aquecimento do produto alimentar a uma alta temperatura (geralmente acima de 70oC), pelo tratamento com produtos químicos ou pela exposição à radiação ultravioleta ou à radiação solar (ÇENGEL; GHAJAR, 2012). ÇENGEL, Yunus A.; GHAJAR, Afshin J. Tranferência de Calor e Massa.

Quais são os tipos de microrganismos de interesse para os alimentos?

Dentre os microrganismos existentes, muitos merecem especial atenção por fazerem parte da microbiologia dos alimentos, por causarem aos mesmos deterioração, por participarem da elaboração de certos alimentos ou por serem causadores de doenças alimentares. São eles: bactérias, fungos, protozoários, vírus e príons.

Quais são as três maneiras da molécula de água se apresentar nos alimentos e como essas maneiras influenciam o crescimento microbiano?

Para melhorar a estabilidade dos alimentos, a água livre tem sido reduzida através do congelamento, concentração, desidratação parcial ou adição de açúcar ou sal. O crescimento e a atividade metabólica dos microrganismos precisam de água em forma disponível.

Quais estratégias devem ser utilizadas nos métodos de conservação para impedir o desenvolvimento bacteriano?

Os mais utilizados são:

  • Pasteurização. A pasteurização é um processo que tem por objetivo a eliminação de micro-organismos patogênicos e grande parte da microbiota banal presente nos alimentos. ...
  • Ultrapasteurização. ...
  • Branqueamento. ...
  • Esterilização comercial. ...
  • Refrigeração. ...
  • Congelamento.

Quais são as alterações nos alimentos provocadas pelos métodos de conservação?

Os alimentos alterados, geralmente, desenvolvem uma coloração diferente da original e também odores ruins, sendo rejeitados pelo consumidor. a) por ação de agentes mecânicos - quebras, deformações, perfurações e cortes; b) por ação de agentes como o ar, a luz e o calor - alterações da cor, aparência e sabor.

Que processos podem ser utilizados para evitar que se deteriorem?

Vários métodos de conservação têm sido utilizados para evitar a deterioração dos alimentos e intoxicação alimentar desde os tempos antigos. Estes são, salga, secagem e fumagem. Hoje em dia, são usados, congelamento, desidratação e de conservas métodos de refrigeração.

Qual a relação entre calor específico e a conservação dos alimentos?

A conservação de alimentos pelo calor faz-se através da redução da carga microbiana e da desnaturação das enzimas, por exposição dos alimentos a temperaturas superiores aos limites máximos suportados pelos microorganismos mas não demasiado altas que provoquem a degradação dos alimentos.

Como é o processo de desidratação dos alimentos?

A desidratação é uma das técnicas mais antigas de preservação de alimentos utilizada pelo homem. O processo é simples e consiste na eliminação de água de um produto por evaporação, com transferência de calor e massa. Uma de suas maiores vantagens é não necessitar de refrigeração durante o armazenamento e transporte.

Como é o processo de desidratação de frutas?

Já na desidratação por ar quente, uma corrente de ar quente com umidade muito baixa passa através das frutas (inteiras ou em pedaços). “Esse ar está ávido por água, então ele arrasta o vapor d'água junto com ele.

Como o processo de desidratação interfere na conservação dos alimentos?

Quando um alimento é desidrata- do, ele não perde água a uma veloci- dade constante ao longo do processo. Com o progresso da secagem, sob condições fixas, a taxa de remoção de água diminui. Na prática, sob condi- ções normais de operação, o nível zero de umidade nunca é alcançado.

Porque desidratar os alimentos aumenta seu tempo de conservação?

Pelo o fato de não haver umidade ocorre a retirada da água presente no alimento , com isso o alimento se mantém conservado por mais tempo.

Qual o efeito da desidratação nas propriedades dos alimentos?

Algumas vantagens da desidratação de frutas e hortaliças são a diminuição em cerca de 10 a 15% do peso original, no caso de frutas, e 6 a 8% no caso de hortaliças; diminuição do espaço em volume, diminuindo a quantidade de material de embalagem necessário por unidade do alimento; não necessidade de refrigeração durante ...

Quanto tempo dura um alimento desidratado?

Alimentos desidratados podem perder até 95% de umidade (desidratados feitos em casa podem remover apenas 70% da água). A maioria dos alimentos desidratados possuem uma vida útil de até 15 anos. Sua desvantagem é que demora mais tempo para ser cozida (algumas demoram até 20 minutos).

Quais os benefícios da fruta desidratada?

Como elas possuem um maior teor de fibras, isso ajuda a manter o índice glicêmico de baixo a moderado e proporciona maior saciedade. O consumo das frutas secas pode ser uma estratégia eficaz para controlar o apetite e reduzir o consumo de doces.

O que significa desidratar o alimento?

Desidratar ou secar um alimento consiste em retirar parte do líquido que o compõem. Tornando, assim, o alimento menos exposto à ação dos micro-organismos. Há vários métodos de desidratação, que são utilizados como formas de conservação em todo o mundo.

Por que o sal é utilizado para conservar alguns alimentos?

O sal é indispensável para o funcionamento do nosso organismo, regula a quantidade de líquido do corpo e participa da transmissão dos impulsos no sistema nervoso. O sal foi o primeiro conservante natural dos alimentos. Pode parecer pouco, mas antes da geladeira, conservar a comida era um velho problema.