65 anos
Quem tem direito Tem direito ao benefício os idosos com idade acima de 65 anos que vivenciam estado de miserabilidade.
Falar abertamente, em frente ao idoso, sem esconder a boca. Não sair da frente do idoso enquanto fala. Manter um volume de fala audível para o idoso e evitar outros barulhos e ruídos que possam atrapalhar a audição. Não interrompa o idoso quando ele está falando.
A fonoaudiologia para idosos é fundamental para prevenir, amenizar ou reverter a perda da audição, dependendo do tipo e da gravidade. Além disso, ela pode corrigir e fortalecer os músculos da deglutição, que também sofrem alterações com o avanço da idade.
A fonoterapia é uma técnica baseada em estímulos variados que buscam trabalhar distúrbios na fala, problemas de audição, dificuldade de deglutição e, até mesmo, questões relativas à escrita.
- Movimentar a língua tipo “varrer o céu da boca”. - “Double Swallow” – deglutir 2 vezes seguidas. - Treinar com uma colher invertida na boca: deve empurrar a colher para cima e para trás ao mesmo tempo. - Antes de iniciar a deglutição, emita uma sequência de sons sonoros (“bam” “bem” “bim”...).
Além da linguagem oral, o fonoaudiólogo atua nas dificuldades da linguagem escrita, como nos casos de dislexia, além de auxiliar as crianças com problemas na voz, na respiração e dificuldades para engolir, mastigar ou sugar.