Tensioativos ou tensoativos são substâncias que diminuem a tensão superficial ou influenciam a superfície de contato entre dois líquidos. ... Quando utilizados na tecnologia doméstica são geralmente chamados de emulsionantes ou emulgentes, ou seja, substâncias que permitem conseguir ou manter a emulsão.
No entanto, frequentemente, recorre-se à combinação de um agente hidrofílico e outro lipofílico, para promover a estabilidade do sistema. O EHL pode ser determinado através do cálculo da média ponderada dos valores da cada um dos agentes, isoladamente.
Os agentes emulsivos podem ser classificados como naturais e sintéticos . Os agentes sintéticos são subclassificados como não iônicos, iônicos e anfóteros.
A emulsão é a mistura entre dois líquidos imiscíveis, que no final formam uma mistura estável. As emulsões mais conhecidas são formadas principalmente por água e óleo, ou seja, tanto os cremes orgânicos como loções orgânicas são tipos de emulsões.
A loção hidratante orgânica age retendo a água na pele evitando o ressecamento. ... As emulsões mais conhecidas são formadas principalmente por água e óleo, ou seja, tanto os cremes orgânicos como loções orgânicas são tipos de emulsões. Os cremes e loções podem ser feitos à base de óleo ou à base de água.
A cremeação ocorre quando a fase dispersa é menos densa que a fase contínua, porém não existe coalescência. Na sedimentação as gotas são mais densas que a fase contínua. A floculação é um processo no qual as gotas emulsificadas se associam em flocos sem a destruição das gotas individuais (HILL, 1996).
Uma solução aquosa é uma solução na qual o solvente é água. É normalmente mostrada em equações químicas com o subscrito (aq). A palavra aquoso refere-se a isto, ou dissolvido em água. Como a água é um bom solvente assim como naturalmente abundante, esta logicamente se tornou um solvente omnipresente na química.
Exemplos de emulsões são várias pomadas médicas, produtos cosméticos, leite, maionese e molhos. O processo de emulsificação pode ser visualizado ao misturar água com óleo ou gordura. ... Os emulsificantes combinam-se, em parte, à água (hidrofílicos) e, em parte, à gordura (lipofílicos).
Os agentes tensoativos são adsorvidos na interface O/A formando uma película que diminui a tensão superficial (TS) estabilizando a emulsão; os colóides hidrofílicos formam películas multi-moleculares sobre as gotículas dispersas e, as partículas finamente divididas formam uma película adsorvida sobre os glóbulos.
O principal fator envolvido na estabilização das emulsões é o agente interfacial, que contribui para tornar a emulsão mais estável, pois interpõe-se entre a fase dispersa e a fase contínua, retardando a probabilidade da coalescência das gotas.
É só misturar um pouquinho de sabão Segundo os cientistas, água e óleo unidos por esse método permanecem misturados por meses, o que permitirá fabricar molhos, cosméticos e medicamentos que não precisam ser agitados antes do uso (e até ajudar na perfuração de poços de petróleo, que usam um lubrificante à base de óleo).
Ao encher um copo de água e colocar óleo, eles não se misturam, e é possível distinguir claramente uma camada da outra. Formam-se duas fases, sendo que o óleo fica na parte de cima, já que é menos denso que a água. Por isso, o óleo e outras substâncias que se comportam da mesma forma são chamadas de hidrofóbicas.
Se você tentar agitar a mistura, depois de algum tempo tudo permanecerá como esperado: água abaixo e óleo acima. Isso ocorre por causa da natureza química das moléculas de água e óleo. A polaridade de uma molécula é a diferença de eletronegatividade entre os átomos que a compõe.
A água é um solvente natural que dissolve muitas substâncias, infelizmente, nem tudo é solúvel em água, o que inclui óleos. O óleo precisa de outro solvente para ajudar a misturá-lo com água. O álcool é o solvente mais comumente utilizado para diluir o óleo na água.
Miscível: é nome dado a uma propriedade dos compostos que, quando misturados, resultam numa mistura homogênea. Ex.: Água + etanol = mistura homogênea (então, soluto é miscível no solvente). Água + sal = mistura heterogênea (então, o soluto não é miscível - imiscível - no solvente).