O esporófito, fase transitória do ciclo, surge no gametófito e dele é dependente nutricionalmente. ... Vale destacar que, em algumas briófitas, o gametófito é capaz de realizar reprodução assexuada, formando propágulos, gemas ou ainda outro ser por meio de fragmentos de talo.
Briófitas e pteridófitas ainda dependem da água para a reprodução, pois como os seus anterozóides (gametas masculinos) são flagelados, eles precisam de um meio aquoso para se deslocarem até o arquegônio e fecundarem a oosfera (gameta feminino).
A geração gametofítica ou gametófita é a porção do ciclo de vida da planta que produz gametas. A entidade mais desenvolvida desta geração é o gametófito. Nas plantas, a geração esporófita coincide com a fase diploide e a gametófita com a fase haploide.
(PUC-MG) São características das briófitas: a) Fase gametofítica dominante, esporófito dependente do gametófito, fecundação dependente da água. ... Nas briófitas, o gametófito é a fase de vida dominante, e o esporófito desenvolve-se sobre ele, sendo nutricionalmente dependente do gametófito.