Resposta. Resposta: animais como os artrópodes e a maioria dos moluscos têm circulação aberta ou lacunar: o sangue circula pelo interior de vasos e também por espaços existentes entre os órgãos. Nos anelídeos, nos moluscos cefalópodes e nos vertebrados o sangue flui exclusivamente pelo interior de vasos.
A circulação também é dupla. Os mamíferos também não há mistura de sangue oxigenado com sangue não oxigenado, pois apresentam quatro cavidades no coração. Na circulação dupla, o átrio e ventrículo esquerdo circula sangue rico em oxigênio e no átrio e ventrículo direito circulam o sangue rico em gás carbônico.
No sistema circulatório aberto, o sangue circula além dos vasos sanguíneos, podendo circular por espaços ou lacunas entre os órgãos, já no sistema circulatório fechado, o sangue circula somente dentro dos vasos sanguíneos.
Nos animais, há dois tipos de sistema circulatório: sistema aberto e sistema fechado. No sistema circulatório aberto, o líquido bombeado pelo coração periodicamente abandona os vasos e cai em lacunas corporais. ... No sistema fechado, o sangue nunca abandona os vasos.
- Sistema circulatório fechado: Nesse tipo de sistema o sangue fica apenas dentro dos vasos sanguíneos. É um tipo mais eficiente quando comparado ao aberto, uma vez que a velocidade de transporte é superior graças à pressão.
No sistema circulatório fechado, presente em todos os anelídeos, moluscos cefalópodes e vertebrados, o líquido circulatório é denominado sangue e circula exclusivamente em vasos, promovendo maior pressão e rapidez para o fluxo, atingindo grandes distâncias e tornando-o muito mais e ciente no transporte de substâncias.
A circulação do sangue é o movimento do sangue originado pelo bombeamento do coração que o envia para as artérias. A função circulatória é, basicamente, uma função de transporte. O termo circulação refere-se ao movimento de um fluido ao longo de um circuito fechado.
O átrio esquerdo é preenchido pelo sangue que acabou de ser oxigenado, proveniente dos pulmões; o átrio direito é preenchido com sangue rico em gás carbônico, proveniente do restante do corpo. Todo sangue, seja ele rico em oxigênio ou em gás carbônico, chega ao coração através das veias.
O coração, os vasos sanguíneos e o sangue formam o sistema cardiovascular ou circulatório. A circulação do sangue permite o transporte e a distribuição de nutrientes, gás oxigênio e hormônios para as células de vários órgãos. O sangue também transporta resíduos do metabolismo para que possam ser eliminados do corpo.
Funciona como uma bomba dupla, de modo que o lado esquerdo bombeia o sangue arterial para as diversas partes do corpo, enquanto o lado direito bombeia o sangue venoso para os pulmões. O coração funciona impulsionando o sangue por meio de dois movimentos: contração ou sístole e relaxamento ou diástole.
Laringe, faringe, traqueia, pulmões e coração são os órgãos responsáveis pela circulação. Pulmões, coração, sistema vascular e linfático e rins são os órgãos responsáveis pela circulação.