Não menos importantes são as faixas de viscosidade. ... Assim, no caso de ser recomendado o 15W40, tanto pode ser usado em substituição um 10W40 (mais fluido a frio, igual a quente) quanto um 15W50 (igual a frio, mais viscoso a quente), mas não um 5W30 (fluido demais a quente) ou um 20W50 (grosso em excesso a frio).
15W-40 é uma classe de viscosidade muito comum para óleo de motor a diesel. O GTX Diesel é um óleo de motor a diesel 15W-40 formulado para ajudar a prolongar a vida útil do motor.
Podemos completar o nível com óleo de outra marca? Não há problema, desde que eles sejam de mesma especificação, mas não vale misturar mineral com sintético. Polati explica que os lubrificantes de mesma especificação de desempenho e viscosidade devem obrigatoriamente ser compatíveis.
Em certos casos, recomenda-se até o uso de um óleo com viscosidade maior do que a indicada no manual para compensar o desgaste, que seria um óleo mais “grosso”. Neste caso, o motor que usa o óleo, por exemplo, 10W30, poderia passar para um 15W40, podendo-se assim reduzir a frequência de se completá-lo no cárter.
Óleo 20W-50 Havoline Superior API SL Óleo lubrificante mineral recomendado para motores de quatro tempos Flex (ou bicombustíveis), a gasolina, a etanol e GNV, operando em quaisquer condições de serviço que requeiram um produto que atenda às especificações SAE 20W-50 e API SL.
Nesse caso, vale a pena aumentar a viscosidade, por exemplo, de 10W40 para 20W50 ou 20W60. Entretanto, muitos motores ultrapassam os 50 ou 60 mil quilômetros, podem chegar a 100 mil ou mais quilômetros sem a necessidade de óleo mais viscoso, desde que eles não estejam queimando óleo em excesso.
Shell Helix HX3 High Mileage é desenvolvido para fornecer uma proteção confiável em motores antigos com alta quilometragem. Shell Helix HX3 High Mileage é mais viscoso que os lubrificantes comuns e possui agentes antidesgaste que contribui para reduzir o desgaste do motor.
Motor
Óleo Sintético Como costuma ter uma durabilidade maior, é mais indicado para quem roda muitos quilômetros por dia. O óleo sintético deve ser trocado a cada 18 a 20 mil quilômetros.
Óleo de motor lubrificante 4TD Padrão (SAE 30). Graxa absolutamente mineral que funciona perfeitamente em diferentes extremos de temperatura e várias sobrecargas. Ele funciona com mais eficácia em temperaturas de -11 a + 43.
O que vai ser revisado?
Com o passar do tempo e o uso contínuo do carro, nada mais natural que ele comece a sofrer com desgastes. Não importa se é um veículo novo ou usado, a revisão na concessionária torna-se indispensável para garantir o bom funcionamento e a segurança dos motoristas e pedestres.
Geralmente, a revisão deve ser feita a cada 6 meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados — tudo depende de qual marca for atingida antes. Contudo, o prazo exato consta no manual do proprietário do veículo. Nesse material, é possível encontrar todos os detalhes que dizem respeito ao modelo em questão.
Revisão Automotiva Completa: 9 Itens do Veículo Que Devem Ser Verificados
Essencialmente, a revisão é uma bateria de exames que diagnosticarão a saúde do seu carro. Nesse momento serão observados o estado de conservação e funcionamento de todos os componentes e sistemas do veículo, sejam mecânicos ou elétricos.
Em outras palavras, se o consumidor não fizer a revisão periódica no período da garantia, de cinco anos, por exemplo, na concessionária respectiva, ele perde toda a garantia, mesmo que o vício ou o defeito em nada se relacione aos itens da revisão. Golpe mortal contra o consumidor.