- a aceleração tangencial mede a rapidez com que o módulo do vetor velocidade varia; - ela possui módulo igual ao módulo da aceleração escalar; - a sua direção é sempre tangente à sua trajetória; ... - o módulo do vetor aceleração tangencial é nulo nos movimentos uniformes.
Quanto maior o raio, menor será a frequência de rotação. Como o raio da polia 3 é maior, deve ser escolhida a montagem Q, pois as polias 1 e 3 giram com velocidades lineares iguais em pontos periféricos e a que tiver maior raio terá menor frequência.
A que tiver menor raio terá a maior velocidade angular. Como B e R estão ligadas pelo mesmo eixo, possuem, então, a mesma velocidade angular.
Essa é a aceleração de um objeto em um círculo de raio r a uma velocidade escalar v. Então, a aceleração centrípeta é maior em altas velocidades escalares e em curvas acentuadas—raios menores—como você nota quando dirige um carro.
Nos conceitos de período e frequência, percebe-se que quanto maior a frequência do movimento circular, menor o período. Assim, quanto mais voltas se completam num segundo, menos tempo decorre para ser completada uma volta. Logo, essas duas grandezas físicas são inversamente proporcionais.
Frequência e período são grandezas físicas escalares que se relacionam com a rotação de objetos que executam movimento circular e com a produção de ondas. As duas grandezas relacionam-se matematicamente, de modo que uma é o inverso da outra.
Se a velocidade de propagação for constante, temos que a freqüência é inversamente proporcional ao comprimento de onda. Logo, a onda 1 possui a maior freqüência e menor comprimento de onda. Existem diversos tipos de ondas eletromagnéticas que constituem o chamado espectro eletromagnético.
Independente do tipo, todas as ondas possuem algumas grandezas físicas, que são:
1. Que sucede muitas vezes; amiudado; continuado. 2. Assíduo, diligente.
Esta é a expressão utilizada na medicina para se referir ao número de vezes que o coração bate por minuto. A frequência cardíaca considerada normal para um adulto oscila entre os 60 e 100 batimentos por minuto./span>
Já o eletroencefalograma normal ou de rotina costuma ser rápido, tendo duração de 20 a 40 minutos. No EEG normal, eletrodos são posicionados sobre o couro cabeludo do paciente. Eles, então, são fixados com a ajuda de uma pasta condutora de eletricidade, que também auxilia no registro dos sinais elétricos do cérebro./span>
O eletroencefalograma em sono e vigília é um exame completo, que investiga todo o tipo de anormalidade envolvendo a atividade cerebral. Doenças neurológicas, psiquiátricas e também distúrbios relacionados ao sono podem ser diagnosticados a partir dele./span>
O exame tem como principal objetivo estudar o desempenho e funcionamento elétrico do cérebro, de modo que também seja possível diagnosticar possíveis problemas neurológicos./span>