Articulação dentoalveolar, caracterizada como uma gonfose. Adaptado de Grays (2010). Ocorrem quando os ossos são unidos através de cartilagem hialina ou fibrocartilagem, sendo capazes de realizar pouco movimento, por isso são classificadas como anfiartroses.
O joelho é uma articulação sinovial complexa. Na verdade ele possui duas articulações separadas: A articulação fêmoro-patelar consiste na patela, um osso sesamóide que reside no interior do tendão do músculo anterior da coxa (músculo quadríceps femoral), e na superfície patelar na frente do fêmur, na qual ele desliza.
A cintura pélvica ou pelvis óssea, é composta pelos dois ossos ilíacos ou coxais que são dois: o sacro e o cóccix. O osso ilíaco ou coxal é um osso amplo e de formato irregular, composto por três partes: O ílio (na parte superior) O ísquio (na parte inferior)
A pelve é dividida em maior e menor, divididas pela linha inominada (que vai do promontório até a borda superior da sínfise púbica; e, essa última tem maior interesse para a obstetrícia.
São três as articulações do quadril: a sinfisiana, ou sínfise púbica; a coxofemoral e a sacro-ilíaca, que consiste na união entre o osso sacro e os dois ilíacos. Essas articulações têm estrutura fibrocartilaginosa, e permitem o movimento da região.
Os ligamentos da cápsula da articulação do quadril são chamados ilio-femoral, isquio-femoral e pubo-femoral.