Bromo: é um ametal, por isso, tem a tendência de ganhar elétron; da família VIIA, pois possui sete elétrons na camada de valência, logo, sua carga é -1; O número 3, referente à carga do alumínio, será o índice do bromo, e o número 1, referente à carga do bromo, será o índice do alumínio.
Antoine Jérôme Balard
Br
Resposta. Existem sete elétrons na camada de valência do Bromo, pois é um elemento da família 7A. A distribuição eletrônica desse elemento é: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p5, totalizando, portanto, 35 elétrons. A camada de valência do Bromo é 4s2 4p5, e é a camada mais externa do átomo.
Eletropositividade
Flúor
Veja, por exemplo, que os elementos mais eletronegativos são os que estão no canto superior direito da tabela, isto é, o flúor (4,0) e o oxigênio (3,5), e os menos eletronegativos são os que estão no canto inferior esquerdo, que são o frâncio (0,8) e o césio (0,8).
A eletropositividade também está relacionada com o tamanho do raio atômico, a energia de ionização e a afinidade eletrônica da seguinte forma: quanto menor for o tamanho de um átomo, menor será sua eletropositividade. Quanto maior for a energia de ionização, menor será a sua eletropositividade do elemento.
Energia de Ionização, também denominada de Potencial de ionização, corresponde à energia mínima necessária para retirar um elétron de um átomo ou íon no estado gasoso. O átomo ou íon só perderá elétrons se ele receber energia suficiente, que é a energia de ionização.
Não existe uma fórmula simples em si, a energia de ionização será dada pela energia necessária para retira um elétron do elemento, tornando-o um cátion. Por exemplo: Na(s) + Energia de ionização ----> Na+1 + 1e(elétron).
O potencial de ionização é uma propriedade periódica, pois quanto maior o tamanho do átomo ou do raio atômico, ou seja, quanto maior for o número atômico, menor será a energia de ionização, porque os elétrons estarão mais afastados do núcleo e a força de atração entre eles será menor.
halogênios
Resposta. Quanto maior o raio atômico, mas fácil será "arrancar" seu elétron, como o raio do sódio é maior que o do lítio,vemos que esse terá menor energia de ionização. ... Como o lítio se localiza acima do sódio, vemos que sua energia de ionização é maior.
Logo, quanto maior for a eletropositividade de um átomo, isto é, quanto maior for a tendência do átomo em perder elétrons e formar cátions, menor será sua energia de ionização. A 1ª energia de ionização é a energia necessária para remover um elétron de um átomo neutro na forma gasosa.
Resposta. Energia de Ionização é a quantidade de energia necessária para retirar elétrons. Se olhar na tabela periódica perceberá que o Boro possui 5 eletrons em suas camadas e o Berílio apresenta 4. ... Por isso a energia de Ionização do Boro e menor que a do Berílio.
Mas por quê? A energia de ionização (normalmente) aumenta para a direita devido ao aumento da carga nuclear efetiva. O oxigênio tem e o flúor tem . A gente epode entender, portanto, que o núcleo do flúor é “mais forte”, prendendo mais os elétrons e exigindo uma maior energia para removê-los.
Levando em conta a tabela periódica, a variação de energia de ionização varia de baixo pra cima, e da esquerda para direita. Como a família dos Gases Nobres (18 ou 8A) encontra-se na extremidade da direita, são eles que apresentam maiores energias de ionização.
Dentre os elementos que precisam de menos energia de ionização estão os metais alcalinos, por exemplo, o potássio. Os gases nobres, em geral, são aqueles que requerem uma energia de ionização mais alta, por exemplo, o argônio.