Os traços-chave que os sociopatas e os psicopatas têm em comum incluem:
A origem da psicopatia e da sociopatia geram determinadas diferenças na personalidade de quem sofre desses transtornos. Psicopatas são mais frios e calculistas, enquanto os sociopatas tendem a agir de forma mais impulsiva e irresponsável. Psicopatas tendem a ser manipuladores e mentirosos natos.
Além disso, a psicopatia consiste em uma desordem de personalidade, enquanto a psicose é uma desordem psíquica que não diz respeito ao âmbito da personalidade, mas, sim, à perda de contato com a realidade.
Psicopatas e até sociopatas não são capazes de sentir emoções sociais como vergonha, culpa e constrangimento, além de outros sentimentos relacionados a relações efetivas. Não sentem remorso nem vergonha e são descritos geralmente como emocionalmente superficiais.
Embora alguns indivíduos com psicopatia mais branda não tenham tido um histórico traumático, o transtorno - principalmente nos casos mais graves, tais como sádicos e assassinos em série - parece estar associado à mistura de três principais fatores: disfunções cerebrais/biológicas ou traumas neurológicos, predisposição ...
10 sinais de que você está namorando um "psicopata"
Depois de reconhecer o psicopatas/sociopatas, aprender sobre as manobras deles, você será capaz de:
É um transtorno em que existe um padrão de desprezo e violação dos direitos dos outros. O nome técnico é transtorno de personalidade antissocial (TPA), mas o termo “psicopatia” é usado há muito tempo. ... Cleckley popularizou o conceito que descrevia psicopatas como uma espécie de homicidas charmosos e calculistas.
Dicas para identificar um sociopata:
Conforme afirma Eduardo Teixeira (Psiquiatra Forense), pesquisas mostram que o comportamento criminoso está relacionado ao gene HTR2B (responsável pela produção de Serotonina), que pode predispor seus portadores a atitudes impulsivas.
Assassinos em série de 15 ou mais vítimas