EQST

Quais So Os Perodos Da Vida Intra-uterina?

Quais são os períodos da vida Intra-uterina?

A gestação é dividida em três estágios: A fase germinal, que dura de 10 a 14 dias e envolve a concepção e a implantação do feto no útero. O estágio embriônico, que vai da segunda semana à oitava e é o principal momento de formação dos órgãos e desenvolvimento dos sistemas essenciais do corpo.

São doenças geradas durante a vida intrauterina?

Mais comuns do que se imagina, as malformações congênitas são registradas em até 4% dos recém-nascidos. São definidas como anomalias estruturais ou funcionais, como os distúrbios metabólicos, por exemplo. Ocorrem durante a vida intrauterina, e podem ser identificadas ainda durante o período pré-natal.

Quando acontece o desenvolvimento neuropsicomotor na vida Intra-uterina?

A GESTAÇÃO E A VIDA INTRA-UTERINA Desde o início da vida, nas primeiras semanas de gestação, pode-se dizer que a psicomotricidade já se faz presente na vida do feto, já que ele vem vivenciando coisas novas, estímulos que serão essenciais para sua formação.

O que é período intrauterino?

Nesse período, a criança passa por profundas modificações em seu organismo, principalmente no momento do parto, devido à grande alteração do meio ambiente em que passará a viver.

Quando começa a vida de um feto?

A capacidade de sobreviver fora do útero é que faz do feto um ser independente e determina o início da vida. Médicos consideram que um bebê prematuro só se mantém vivo se tiver pulmões prontos, o que acontece entre a 20ª e a 24ª semana de gravidez.

Qual é a parte do corpo que mais cresce na fases intrauterina?

As diversas partes do corpo apresentam diferentes ritmos de crescimento. Assim, é que a cabeça no feto aos 2 meses de vida intra-uterina representa, proporcionalmente, 50% do corpo; no recém-nascido representa 25% e na idade adulta 10%.

O que são doenças de transmissão vertical?

Você sabe o que é transmissão vertical do vírus da aids? É quando o vírus da aids passa da mãe para o bebê. A transmissão pode acontecer durante a gestação, no momento do parto ou pela amamentação.

O que é morte por anoxia Intra-uterina?

Ementa: Entendemos que nos óbitos fetais cuja doença de base leve a falta de oxigênio para o feto, o termo "anóxia intra útero", deva figurar na primeira linha, a menos que o óbito fetal tenha ocorrido por causas que não tenham a anóxia como evento final.

O que pode afetar o desenvolvimento da vida intrauterina?

Além dos fatores teratogênicos e dos erros genéticos, outros fatores, tais como: (1) a idade da mãe, (2) paridade, (3) nutrição, (4) incompatibilidade de Rh, (5) anormalidades genéticas, (6) posição fetal, (7) estresse materno, (8) ocupação da mãe também podem afetar o desenvolvimento humano (GABBARD, 2000).

Como se dá o desenvolvimento Intra-uterino do feto?

A gestação é dividida em três estágios: - A fase germinal, que dura de 10 a 14 dias e envolve a concepção e a implantação do feto no útero. - O estágio embriônico, que vai da segunda semana à oitava e é o principal momento de formação dos órgãos e desenvolvimento dos sistemas essenciais do corpo.

Quando começa a atividade cerebral de um feto?

O primeiro sinal de atividade cerebral ocorre na 13ª semana da gestação. A pesquisadora Vivette Glover, do Hospital Chelsea e Queen Charlotte, de Londres, acredita que a consciência fetal começa a se desenvolver a partir do sexto mês da gravidez.

Em que momento começa a vida humana?

Como se considera que a vida humana termina com o fim das atividades cerebrais, deve-se considerar que ela se inicia a partir do instante em que começam a ser formadas as primeiras terminações nervosas do embrião, o que ocorre por volta da segunda semana de gestação, próximo ao momento em há a nidação.

Quais são os tipos de doenças congênitas?

Os defeitos congênitos podem ser classificados de acordo com o seu tipo: Anomalia estrutural: Síndrome de Down, Defeito na formação do tubo neural, alterações cardíacas; Infecções congênitas: Doenças sexualmente transmissíveis como sífilis ou clamídia, toxoplasmose, rubéola; Consumo de álcool: Síndrome alcoólica fetal.

O que é a transmissão vertical?

A transmissão vertical é a passagem de uma infecção ou doença da mãe para o bebê. Nesse sentido, este contágio pode acontecer das seguintes maneiras: Durante a gestação (intra uterina); No trabalho de parto (pelo contato com as secreções cérvico-vaginais e sangue materno);

O que é transmissão vertical e horizontal?

Transmissão é a transferência de um agente etiológico animado de uma fonte primária de infecção para um novo hospedeiro. A transmissão pode ser de dois tipos: horizontal e vertical. Na transmissão horizontal, ocorre a transmissão do agente de um indivíduo para outro, de mesma espécie ou não.

O que é anoxia intra útero?

As principais causas de anoxia são os partos complicados, demorados e não assistidos, que interrompem o fluxo sangüíneo placentário para o feto (anoxia intra-uterina), a obstrução das vias aéreas do recém-nascido por secreções, sangue, líquido amniótico ou mecônio (evacuação fetal) e a apnéia do recém-nascido ( ...