EQST

Quais So Os Objetivos Da Psicodinmica Do Trabalho?

Quais são os objetivos da Psicodinâmica do Trabalho?

A Psicodinâmica do Trabalho busca compreender os aspectos psíquicos e subjetivos que são mobilizados a partir das relações e da organização do trabalho.

Que tipo de intervenções práticas propõe a Psicodinâmica do Trabalho?

Dessa forma a Psicodinâmica do Trabalho propõe a criação de espaços comunicativos, nos quais os empregados possam expressar suas opiniões, seus sentimentos e as contradições do contexto de trabalho, que correspondam à maioria das causas geradoras de prazer e sofrimento (DEJOUR, 1992).

Como a Psicodinâmica do Trabalho trabalha com a questão da saúde mental no trabalho?

A Psicologia do Trabalho agora tem, no trabalho, o seu operador de inteligibilidade primordial para compreensão dos processos relativos à saúde mental ou às patologias, buscando compreender, também, outros processos que se passam na imaterialidade e na quase intangibilidade das vivências psíquicas (como o sofrimento), ...

O que é Levantamento Psicodinamico?

Trata-se, portanto, de um estudo de processo no qual um mesmo caso clínico é avaliado, através de procedimentos qualitativos e quantitativos, por diferentes psicoterapeutas.

Quais as principais bases da teoria da psicodinâmica do trabalho PDT?

Premissas da psicodinâmica do trabalho A primeira se refere ao sujeito em busca de auto realização: todo indivíduo é habitado pelo desejo de realização que se inscreve na busca da identidade que o anima, que ele persegue e que o leva a querer oferecer sua contribuição à criação social ou à construção de uma obra comum.

Qual é a solução proposta pela psicodinâmica?

A psicodinâmica do trabalho é uma abordagem científica, desenvolvida na França na década de 1980 pelo psicanalista Christophe Dejours, que investiga os mecanismos de defesa dos trabalhadores frente às situações causadoras de sofrimento decorrentes da organização do trabalho.

Qual a diferença entre o trabalho prescrito é real?

O 'trabalho prescrito' é vinculado, de um lado, a regras e objetivos fixados pela organização do trabalho e, de outro, às condições dadas. ... Esses estudos possibilitaram, inicialmente, que se evidenciassem duas faces do trabalho: a tarefa ('trabalho prescrito') e a atividade (trabalho real).