Quais So Os Elementos Ps-textuais De Um Artigo Cientfico?

Quais so os elementos ps-textuais de um artigo cientfico

Essas páginas são os elementos pré-textuais, ou seja, o sumário e tudo o que o antecede. A capa é o único elemento que não é nem contado nem numerado. A parte do trabalho que inclui os elementos pós-textuais (Referências, Glossário, Apêndice, Anexos e Índice) deve dar sequência à numeração da parte textual.

Os artigos científicos constituem a unidade de informação do periódico científico. Por meio deles, as informações do autor são transformadas em conhecimento científico, que é de domínio público. Se o artigo é divulgado adequadamente, ele poderá ser lido, citado e utilizado por profissionais de saúde nas suas atividades diárias. Por divulgação adequada entenda-se aquela efetuada em periódico científico que adota o procedimento de revisão por pares.1 - p.238 O Conselho Editorial da revista Epidemiologia e Serviços de Saúde adota a revisão por pares na avaliação dos artigos que lhe são submetidos para publicação sendo, portanto, um veículo apropriado para publicar trabalhos científicos. Dessa maneira, tem-se alta probabilidade de alcançar a audiência acertada, se o tema for adequado para ser publicado na Revista.

Compartilhar

Jornalista formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Mestrando em Comunicação pelo PPGCOM da UFPE. Tem experiência com marketing de conteúdo desde 2020. Ama escrever e acredita que o conhecimento é o melhor caminho para democratizar a educação, por isso, ele deve ser compartilhado.

Além disso, esse é o primeiro tipo de trabalho a nível científico que os estudantes de graduação se deparam, sendo muito solicitado pelos professores no decorrer da trajetória acadêmica. 

O ambiente acadêmico promove novos conhecimentos e atividades para os estudantes. E entre os mais importantes, destaca-se o artigo científico, tema que será debatido frequentemente durante a graduação. 

Serviços Personalizados

Serviços Personalizados

Apesar de parecer assustador, isso não é um bicho de sete cabeças. Portanto, caso você tenha dúvidas ou pense que isso é um grande desafio, não se preocupe! Neste artigo, trouxemos as principais informações para você entender de uma vez por todas o que é artigo científico.  

Inicialmente, apresentam-se as informações que justifiquem a pesquisa, acompanhadas do objetivo do trabalho. Esse material está confinado à seção introdutória do artigo.

Checklist

1. Pereira MG. Artigos científicos: como redigir, publicar e avaliar. Rio de Janeiro: Editora Guanabara-Koogan, 2011.

2. Sollaci L, Pereira MG. The introduction, methods, results and discussion (IMRAD) structure: a fifty-year survey. Journal of the Medical Library Association. 2004; 92(3):364-367.

 

O relato termina na seção de discussão, com a interpretação e os comentários sobre o significado dos resultados, a comparação com outros achados de pesquisas sobre o assunto e as conclusões a que chegaram os autores, em consonância com o objetivo da pesquisa ou a hipótese formulada. Os fatos e argumentos são concatenados para orientar o leitor e fazê-lo compreender a conclusão do autor e poder analisar, ele próprio, a validade e a aplicabilidade da investigação.

Para incluir as normas ABNT para artigo, é necessário que contenha todos os elementos básicos da estrutura de um artigo científico, como: capa, contracapa, resumo, metodologia, resultados, dentre outros. 

Os elementos textuais e as suas principais características

Os elementos textuais e as suas principais características

No entanto, essa importância vai além de méritos acadêmicos. O artigo publicado é de suma importância para auxiliar outros trabalhos semelhantes, sendo muito útil para atualizar as teorias e contribuir cada vez mais com a expansão do conhecimento científico. 

O uso de fonte adequada é obrigatório em um trabalho acadêmico que segue as normas da ABNT. É unanimidade na comunidade científica a necessidade do uso da fonte Arial ou Times New Roman, ambas em tamanho 12 no corpo textual. Porém, caso sejam usadas citações longas, número de páginas, notas de rodapé, legendas ou fontes, o tamanho utilizado é 10 ou 11.

Journal

O objetivo principal do projeto é estruturar a pesquisa que vai ser realizada. Então, deve constar o tema, o recorte da pesquisa, o problema que você quer responder, os objetivos que você pretende alcançar e a metodologia que será necessária. Ou seja, é um esboço da pesquisa, apenas um planejamento.

Questão 20 Quanto aos elementos textuais de um artigo científico, segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas podemos AFIRMAR que: I. Consiste de Introdução, desenvolvimento, conclusão, apêndice e anexos. II. Consiste de Introdução, desenvolvimento, conclusão, referências e glossário.

Estrutura e elementos de um projeto de pesquisa: Elementos textuais, tema, Tema/problema, Hipóteses de pesquisa, Justificativa, Objetivos, Exemplos de Verbos para objetivos, Referencial teórico, Metodologia, Cronograma, recursos.

Quais são os elementos textuais de um artigo científico?

No ponto de vista pessoal, a publicação de um artigo científico garante muitos conhecimentos aos autores, além da possibilidade de se tornar uma referência para o campo de estudo no qual a pesquisa foi realizada. 

Mesmo que contenha a formatação adequada, caso for esquecido algum nome de autor em que seu conteúdo fora utilizado no artigo acadêmico, pode levar a acusações de plágio, que podem ter sérias repercussões tanto para pesquisadores científicos quanto para instituições acadêmicas.

Com isso, você poderá começar a estruturar a introdução, desenvolvimento e conclusão do seu artigo. Esses elementos listados estarão inseridos nessas partes, seguindo uma sequência lógica de progressão da pesquisa. 

O que faz parte do pós textual?

Os elementos pós-textuais têm o objetivo de completar o texto, não só com informações que apareceram no decorrer do trabalho, mas também com as fontes de pesquisas, livros, autores, sites e qualquer tipo de referência que o autor tenha usado para se inspirar, pesquisar, citar ou embasar alguma opinião própria.

O que vai no apêndice?

Apêndices são textos elaborados pelo autor a fim de complementar sua argumentação. Anexos são os documentos não elaborados pelo autor, que servem de fundamentação, comprovação ou ilustração, como mapas, leis, estatutos etc.

Qual o último elemento em relação ao pós textual?

Exemplo de anexo e) Índice: Elemento opcional que não deve ser confundido com o sumário que é obrigatório e elemento pré-textual. É o último elemento da monografia.

Pode-se dividir a elaboração de um trabalho acadêmico em três partes elementos pré textuais textuais e pós textuais sobre os tipos pós textos de um trabalho acadêmico referências bibliografia glossário apêndice S e O S anexo S é correto afirmar?

Portanto, podemos dividir a apresentação em três partes: elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Essas diretrizes seguem às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT e, para referências na área da saúde, é opcional o uso do estilo Vancouver (SANTORO, 2007).

Como fazer anexo de imagens ABNT?

Figuras

  1. Inserir o mais próximo possível do texto a que se referem;
  2. No topo da imagem inserir o tipo, número sequencial e título;
  3. Não se admite figura sem título;
  4. Centralizar imagem, título, legenda e fonte;
  5. Utilizar fonte tamanho 10;
  6. Na parte inferior citar a fonte (mesmo que seja o próprio autor do trabalho);