A energia eletromagnética utilizada nas ondas curtas e na diatermia pode causar calor extremo nos tecidos quando feita de forma equivocada, especialmente em dispositivos metálicos, tais como pinos e placas de cirurgias ortopédicas e dentárias. Com isso, pode acontecer queimaduras no tecido perto do implante.
Aparelho de Ondas Curtas p/Fisioterapiaque produz calor profundo utilizado em tratamentos pós-fratura, contusões, mialgias, lombalgias, etc. auxiliando o aumento de fluxo sanguíneo, alívio das dores e espasmos musculares, diminuição da rigidez articular, resolução da inflamação.
O uso do microondas também impacta e diminui a atividade das enzimas antioxidantes, o que se traduz em uma diminuição significativa na proteção antioxidante e pode estar implicado no desenvolvimento de doenças degenerativas. Além de mudar a estrutura proteica dos alimentos.
Os efeitos incluem vasodilatação, aumento do fluxo sanguíneo e, consequentemente, da oxigena- ção, eliminação dos resíduos metabólicos, diminuição da con- dução nervosa da dor, diminuição da rigidez nas articulações e relaxamento muscular(1).
Outros dos efeitos do calor sobre o corpo são o aumento da vascularização, a redução da pressão arterial por vasodilatação, o efeito analgésico por quebra do ciclo vicioso de dor, diluição do muco e até mesmo a atuação no sistema digestivo como laxante, pois há aumento dos movimentos peristálticos.
Porém, se a exposição prolongada ao calor em excesso persistir, é possível que o indivíduo desenvolva um aumento da irritabilidade, fraqueza, depressão, ansiedade e incapacidade para se concentrar. Nos casos mais graves podem ocorrer alterações físicas. Os principais sintomas no organismo são: Cãibras.
Termoterapia é todo processo que usa a mudança de temperatura dos tecidos do corpo para realizar algum tratamento, seja estético ou terapêutico. Na estética, ele normalmente envolve os tratamentos de calor, que é aplicado com o objetivo induzir as enzimas e ativos de produtos para que penetrem mais rápido no organismo.
A termoterapia Quanto à sua ação, ao provocar o aumento de temperatura no corpo, é desencadeado um mecanismo de termorregulação que, por sua vez, vai acelerar o metabolismo basal, resultando na queima de calorias.
A aplicação térmica externa, de calor ou frio, é um dos tratamentos mais antigos. É eficaz e proporciona efeito imediato. O calor atua relaxando os músculos e facilitando a circulação através da vasodilatação, acalmando assim a dor, e diminuindo um pouco, e impedindo o edema local.
A termoterapia é a cura de lesões através de aquecimento ou resfriamento do corpo. Existem relatos do uso da técnica desde a Roma e a Grécia antigas. Mas, como qualquer tipo de tratamento que tem sua origem datada de muitos anos, a evolução é uma consequência natural e necessária.
Tecarterapia significa transferência elétrica capacitiva e resistiva, ou seja, promove o aquecimento nos tecidos de duas maneiras diferentes, pelo sistema capacitivo e pelo sistema resistivo.
A elevação da temperatura dos tecidos possui uma estreita faixa terapêutica, entre 40 e 45,5 °C. Abaixo destes valores os efeitos são reduzidos; acima, podem ocorrer lesões, inativação enzimática e aumento dos processos inflamatórios.
Assim, as principais indicações da crioterapia são:
Utilizado usualmente para lesões agudas e pós-exercícios, o tratamento com gelo é recomendado em caso de inflamação dos tecidos dos órgãos e pele. A crioterapia ajuda a controlar a dor da inflamação e previne que o processo inflamatório ocorra de maneira exagerada.
A propagação do calor entre dois sistemas pode ocorrer através de três processos diferentes: a condução, a convecção e a irradiação. ... A irradiação é a propagação de energia através de ondas eletromagnéticas.