Quais so os dispositivos de proteço? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
São três os principais dispositivos de proteção aplicáveis a instalações prediais: disjuntor termomagnético (DTM), diferencial residual (DR) e dispositivos de proteção de surto ou sobretensões (DPS).
Qual disjuntor usar para proteger o DPS?
Para resolver isso, a norma NBR 5410 regulamenta o uso de dispositivos de proteção para o DPS, isso mesmo disjuntores para proteger o DPS, estes disjuntores são chamados de dispositivos de desconexão. Então, em caso de um curto permanente devido à queima do DPS, o disjuntor irá desarmar impedindo a fuga para terra.
O que o disjuntor protege?
O disjuntor atua em função dos níveis da corrente elétrica que atravessa o sistema: quando ocorre alguma sobrecarga, o aparelho desarma e interrompe o funcionamento de toda a rede, impedindo danos ao próprio circuito e aos eletrônicos nele conectados.
Para que serve o disjuntor DPS?
O DPS (Dispositivo de Proteção contra surtos) é um dispositivo muito importante e que só pode ser instalado através de um aterramento. O DPS tem como função proteger diretamente a rede elétrica interna ou o equipamento contra uma sobre carga (pulso de alta tensão) causada por um surto atmosférico externo.
Qual a ordem de grandeza dos dispositivos de proteção?
Varia de 5 A até 200 A (para instalações de grande porte?)
O que são dispositivos de proteção contra sobrecarga de exemplos?
Os fusíveis são dispositivos de proteção contra correntes de curto-circuito, podendo também atuar em circuitos sob condições de sobrecarga. Nas sobrecargas eles interrompem o fluxo de corrente.
Como dimensionar o disjuntor para o DPS?
Como escolher um disjuntor para DPS?
O Tipo da sua Instalação Elétrica e o tipo do aterramento.
Informações da Instalação como por exemplo, o tipo de quadro, o nível de curto-circuito e a quantidade de fases do circuito.
A Localização da Edificação.
Os Riscos de Raios no Local e outros critérios.
O que é disjuntor de desconexão?
Disjuntor de desconexão: Dispositivo que pode ser colocado no quadro, destinado a prover proteção no caso de uma falha do dispositivo de proteção contra surto.
Para que serve o disjuntor?
Basicamente, o disjuntor monitora e controla a corrente elétrica, interrompendo imediatamente sua circulação em caso de picos que ultrapassem o considerado adequado. Quando ocorre um pico de energia, o disjuntor desarmará, desligando toda a energia elétrica do circuito que está ligado a ele.
Para que serve o disjuntor monopolar?
Os disjuntores monopolar ou unipolar devem ser usados em circuitos de 127V com apenas uma fase. Exemplos desse tipo de circuito são os presentes em sistemas de iluminação e tomadas. Nos disjuntores monofásicos apenas um cabo é energeticamente carregado e o outro é o neutro.
Como funciona o dispositivo de proteção contra surtos?
O dispositivo de proteção contra surtos é um equipamento ligado entre L-PE e que tem impedância (Z) elevada a fim de evitar que o funcionamento do equipamento sofra alterações. Quando ocorre o surto de tensão, a impedância cai ao nível mínimo, o que permite a condução da corrente gerada.
O que é um DPS e qual o seu princípio de funcionamento?
O equipamento responsável por proteger o sistema de sobretensões transitórias na rede elétrica é o dispositivo de proteção contra surtos (DPS). Este equipamento é capaz de detectar estes surtos e desviar a corrente elétrica para o aterramento, evitando assim danos as cargas ligadas ao circuito.
Quais os tipos e como funcionam os dispositivos de sobrecorrente?
Neste caso, o dispositivo é composto por dois elementos capazes de detectar a presença de sobrecorrente, que pode vir de curto ou de sobrecarga: elemento térmico, que detecta sobrecarga de longa duração, e elemento magnético, que detecta curto-circuito.
Quais são os dispositivos de seccionamento e proteção?
Os dispositivos de proteção que realizam o seccionamento automático podem ser: dispositivos de proteção à sobrecorrente ou dispositivos de proteção à corrente diferencial-residual (dispositivos DR).
O que são dispositivos de segurança exemplos?
Os dispositivos de segurança mais comuns são os fusíveis e os disjuntores. Com finalidade de proteger a instalação, os fusíveis são feitos de chumbo e estanho, que se fundem quando atravessados por uma corrente elétrica maior que a suportada pelo circuito.
Qual é a função dos dispositivos de proteção contra sobrecarga?
Sua função é proteger as instalações contra sobretensões ocorridas por fenômenos atmosféricos, funcionando como se fosse um para-raios, o DPS identifica na rede tensões altíssimas (surtos) causadas por raios e as desvia rapidamente para o aterramento.
Como fazer o cálculo para o DPS?
Se a opção for um DPS classe I centelhador sua corrente será de 25 kA. Se a opção for um DPS classe I varistor sua corrente será IN = 25 kA (10/350µs) ou IMÁX = 25 kA (10/350µs). No primeiro caso IN = 25 kA (10/350 µs) e IMÁX = 50 kA (10/350 µs). No segundo caso IN = 12,5 kA (10/350 µs) e IMÁX = 25 kA (10/350 µs).
O que é um disjuntor DIN?
Os disjuntores DIN e NEMA são usados para sistemas em baixa tensão. O NEMA é um tipo de disjuntor que tem como norma para fabricação a RTQ da portaria INMETRO 243. ... O DIN tem capacidade de interrupção de 4,5KVA, considerando um disjuntor de 25A.
Quais os valores de corrente utilizados pelos DPS?
Para os DPS tipo I os valores mais utilizados são 50KA (10/350μS) *, 33 KA (10/350μS) e 25KA (10/350μS). A corrente nominal de descarga também deve ser estimada, já que os fatores que determinariam o seu valor são variáveis e de difícil previsão.
Qual a tolerância de um disjuntor?
Tolerância. Pelo realizar o cálculo, um disjuntor de 25A estaria exatamente na corrente nominal do chuveiro! Porém, qualquer variação de tensão na rede poderia fazer a corrente subir um pouco e ficar desarmando o disjuntor. Desta forma o fabricante recomenda um disjuntor de 30A, que teria uma tolerância de 5A a mais.