No relevo da região Sudeste, destacam-se a planície costeira ou litorânea, os planaltos e as chapadas da bacia do Paraná, os planaltos e as serras do Atlântico Sudeste e Leste (planalto Atlântico) e a depressão periférica da borda leste da bacia do Paraná.
Visão geral. Aspectos físicos: A Região Sul é a mais fria do Brasil, sendo de clima subtropical. Suas principais formações vegetais são a Mata Atlântica, as Matas de Araucárias e Matas Ciliares. Suas formações de relevo são planícies, depressões, com planaltos meridionais e atlântico.
O enorme acesso a bens e serviços importados é uma das principais características da região sudeste, as pessoas se vestem como a moda dita, trabalham em áreas onde a globalização necessita e costumam sair para festas onde tocam as músicas mais "bombadas" do mundo.
Dizemos que a região sudeste é a locomotiva do país porque a região puxa a economia sendo responsável por mais da metade do pib do Brasil. O IDH(índice de desenvolvimento humano) da região é 0,824 superior ao IDH do Brasil.
A cobertura vegetal é diversificada, com áreas de Cerrado, Mata Atlântica, Campos, Caatinga, Mata de Araucária e vegetação litorânea. Na economia, o Sudeste se destaca por ser a Região mais desenvolvida do país, abrigando o maior parque industrial brasileiro.