Retas que formam um ângulo de 90° As retas perpendiculares quando se cruzam entre si num ponto comum constroem um ângulo reto (90°). A perpendicularidade ou ortogonalidade não é uma característica exclusiva das retas, pois também é aplicada ao plano.
Construa a reta r, e marque nela um ponto P. Coloque a ponta seca do compasso em P, abra uma medida qualquer e trace um arco. Coloque a ponta seca do compasso onde o arco cortou a circunferência e com a mesma abertura, marque 60º (a medida do arco sobre ele mesmo é igual a 60º). Depois de marcar 60º, marque 120º.
Dizemos que duas retas são perpendiculares se elas se cruzam num ponto comum entre si e formam um ângulo de 90°. Esse ângulo é chamado de ângulo reto. Para representarmos que duas retas r e s são perpendiculares entre si, utilizamos o símbolo ⊥.
Resposta. Resposta: A reta se torna perpendicular ao eixo quando forma um ângulo de 90° em relação a ele.
Resposta: Assim, para duas retas serem perpendiculares é necessário que o coeficiente angular de uma seja igual ao oposto do inverso do coeficiente angular da outra.
Concorrentes, quando há somente um ponto em comum; Paralelas, quando não há pontos em comum; Coincidentes, quando possuem infinitos pontos em comum.
As posições relativas entre duas retas são as formas como essas retas podem interagir no plano. As possíveis posições relativas são: paralelas, concorrentes e coincidentes. Uma reta é um conjunto de pontos.
Retas perpendiculares são as que formam um ângulo de 90º ao se cruzarem. Assim, para duas retas serem perpendiculares é necessário que o coeficiente angular de uma seja igual ao oposto do inverso do coeficiente angular da outra. ...
As retas r e s são paralelas se, e somente se, possuírem a mesma inclinação ou seus coeficientes angulares forem iguais. Utilizando a linguagem matemática: Uma maneira mais simples de verificar se duas retas são paralelas é comparar seus coeficientes angulares: se forem iguais as retas são paralelas.