A pele reveste todo o nosso corpo protegendo contra as agressões externas. É uma grande “capa de proteção” contra fungos, bactérias, produtos químicos, físicos e mesmo fatores ambientais, como o sol.
A epiderme é a camada mais externa, sendo formada por tecido epitelial. A epiderme é formada por cinco camadas: estrato córneo, estrato lúcido, estrato granuloso, estrato espinhoso e estrato germinativo. A camada mais externa é o extrato córneo, que é constituído por células mortas ricas em queratina.
Mas a pele tem estruturas anexas: os pelos, as unhas, as glândulas sebáceas e as sudoríparas, que funcionam sobretudo como protetoras e reguladoras térmicas.
A pele é dividida em três partes: epiderme, derme e hipoderme. As Camadas da Pele são os componentes que formam o maior e mais pesado órgão do corpo humano, elas cobrem uma média de 7.
Ela é formada por várias camadas, que são: estrato córneo, estrato lúcido, estrato granuloso, estrato espinhoso e estrato germinativo. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) O estrato córneo é a camada mais externa da epiderme.
A pele é constituída por três camadas: epiderme, derme e hipoderme.
Pela técnica tradicional são realizados sete cortes: pele, gordura, fáscia muscular, músculo, peritônio parietal (colado embaixo do músculo), peritônio visceral (que reveste a parede do útero) e, por fim, o útero. Na cesárea menos invasiva são cortadas apenas as três primeiras camadas.
A pele é composta por três camadas que estão em constante renovação, sendo elas: A epiderme. A derme. A hipoderme ou camada subcutânea.
Na epiderme estão os melanócitos, as células que produzem melanina, o pigmento que dá cor à pele. A epiderme também origina os anexos da pele: unhas, pelos, glândulas sudoríparas e glândulas sebáceas.
O sistema tegumentar é formado pela pele e por seus anexos. Ele atua para evitar a perda de água, impedir a entrada de micro-organismos, garantir a proteção contra a radiação ultravioleta, proporcionar a percepção sensorial, além de estar relacionado com a termorregulação e a secreção de substâncias como suor e sebo.
O sistema tegumentar é composto pela pele e anexos (glândulas, unhas, cabelos, pelos e receptores sensoriais) e tem importantes funções, sendo a principal agir como barreira, protegendo o corpo da invasão de microrganismos e evitando o ressecamento e perda de água para o meio externo.
11.As principais funções do tegumento são: controlar a temperatura corporal, permitir a difusão de gases (respiração cutânea), proteção contra abalos mecânicos, atuar na excreção, receber estímulos do meio, identificação sexual e participar da nutrição (glândulas mamárias).
Um folículo piloso é uma estrutura dérmica tegumentar que é constituída por três invólucros (ou bainhas) epiteliais e é capaz de produzir um pelo. As bainhas rodeiam a raiz do pêlo, na profundidade da pele.
Elas são glândulas exócrinas, uma vez que secretam substâncias na superfície epitelial, através de seus ductos. Produzem suor, que é importante para a termorregulação. Existem dois tipos de glândulas sudoríparas, écrina e apócrina, e cada uma delas produz um tipo diferente de suor.
Na pele, observam-se várias estruturas anexas, que são os pêlos, unhas, glândulas sudoríparas e sebáceas.
No tecido epitelial e no tecido conjuntivo (pelos de modo geral). A melanina é produzida por melanócitos, que são células do tecido conjuntivo que produzem esse pigmento que cora a pele, os olhos, os pelos e as mucosas de modo geral.
Situam-se nas regiões limítrofes da pele com as membranas mucosas, como ao redor dos lábios e dos genitais. Existem também as terminações nervosas livres, encontradas em toda parte da pele e em muitos outros tecidos. Tais sensores são sensíveis aos estímulos mecânicos, térmicos e, especialmente, aos dolorosos.
pele
Os pesquisadores descobriram que, enquanto a sensibilidade tátil aumenta nas extremidades do corpo, a habilidade de sentir dor aumenta em direção ao centro do corpo. No entanto, as pontas dos dedos das mãos – que possuem uma quantidade menor de nervos, ao contrário da testa – mostraram-se extremamente sensíveis à dor.
Podemos encontrar três tipos de receptores na pele: os corpúsculos de Pacini ou de Vater-Pacini; os corpúsculos de Meissner e os discos de Merkel. Os corpúsculos de Pacini são especializados em captar estímulos vibráteis e táteis.
Os receptores sensitivos são: ... Terminações nervosas livres - São terminações nervosas formadas por um axônio ramificado. Distribuem-se por quase todas as partes do corpo e captam sensações mecânicas (pressão), térmicas (frio e calor) e principalmente dolorosas.
Existem dois tipos especiais desses receptores: os fonorreceptores, que captam variações na pressão do ar; e os estatorreceptores, que detectam a posição do corpo em relação à força de gravidade. Fotorreceptores: São receptores que captam estímulos luminosos. São encontrados nos olhos.
Somestésicos: ➢ São as sensações originadas nas diferentes partes do organismo. O sistema somestésico divide-se em um subsistema epicrítico e um protopático: Sistema epicrítico ➢ É preciso, rápido, discriminativo e apresenta uma representação espacial detalhada.
Eles são os chamados receptores táteis:
Receptor sensorial