É formada por material genético, membrana plasmática e citoplasma. As partes fundamentais de uma célula são o citoplasma, o citoesqueleto, o retículo endoplasmático, aparelho de Golgi, mitocôndrias, núcleo, membrana plasmática, lisossomos, peroxissomos e ribossomos./span>
Membrana plasmática, também chamada de plasmalema, é formada por uma dupla camada de lipídios, na qual várias proteínas estão inseridas. Essa membrana, que circunda todas as células, garante a separação entre o meio interno e o meio externo.
A maioria das células possui três partes principais: a membrana, o citoplasma e o núcleo. A membrana celular (ou membrana plasmática) é como a pele da célula. O citoplasma exerce muitas funções para manter a célula viva. O núcleo pode ser considerado o cérebro da célula.
As células procariontes (do latim pro - primeiro e cario - núcleo) podem ser definidas, grosso modo, como as células que não possuem material genético delimitado por um envoltório nuclear. Isso quer dizer que seu material genético está disperso no citoplasma.
A principal característica dos seres procariontes é a ausência da carioteca, membrana nuclear que separa o DNA do restante do conteúdo celular. Essa ausência de núcleo organizado faz com que o material genético esteja contido no próprio citoplasma celular./span>
Armazenam pequenas quantidades de material genético. Espaço correspondente a totalidade da área intracelular. Tem papel estrutural, mantendo a consistência e a forma da célula. Armazena substâncias químicas indispensáveis à vida celular./span>
São exemplos de seres eucariontes os protozoários, as algas, os fungos, as plantas e os animais. Todavia, há um outro grupo de seres vivos que não pode ser classificado como procariontes ou eucariontes, devido à sua organização.
Grande parte dos organismos vivos que conhecemos, com exceção de bactérias, micoplasmas e cianobactérias, possuem células eucariontes, ou seja, são seres eucariontes. Temos como exemplo as plantas e os animais. Isso significa dizer que o reino protista, fungi, plantae e animalia é de domínio eucarionte./span>
As células eucariontes são aquelas que apresentam um núcleo delimitado por um envoltório nuclear. Nesse tipo celular, o material genético não está espalhado pelo citoplasma, como nas células procariontes, mas, sim, restritos à região do núcleo.
As eucarióticas são encontradas na maioria dos seres vivos, tais como fungos, protozoários, animais e plantas. Já as células procarióticas são encontradas apenas em bactérias, cianobactérias e arqueas.
A sequência correta dos níveis de organização dos seres vivos é: Átomos (IV), Moléculas (III), Células (VII), Tecidos (V), Órgãos (VI), Sistemas (II) e Organismo (I).