As ciências da natureza correspondem às áreas da ciência natural que estudam aspectos da natureza. No Enem, as ciências da natureza englobam as disciplinas Biologia, Física e Química. Essa área do estudo ainda pode abarcar a geologia e a astronomia.
Em outras palavras, as Ciências Humanas ou Humanidades são uma área do conhecimento voltada para o estudo do homem como ser social. A área de Ciências Sociais Aplicadas reúne campos de conhecimento interdisciplinares, voltados para os aspectos sociais das diversas realidades humanas.
O que se estuda nas Ciências Humanas Gostar de ler, de observar o mundo, ter curiosidade e capacidade de refletir sobre comportamentos, formas de organização e manifestações sociais e culturais estão entre as características de quem opta por qualquer um dos cursos dessa área.
As ciências sociais são divididas em três áreas: a antropologia, voltada para o estudo da diversidade cultural e da dimensão simbólica da vida social; a ciência política, centrada nos temas do poder e a sociologia, voltada para o estudo das relações em sociedade.
Disciplinas: Antropologia, Ciência Politica, Sociologia e economia.
A disciplina de ciências trabalha com o conhecimento das ciências nos aspectos físicos, químicos e biológicos assim como a consciência ambiental visando à formação de sujeitos que atuem como agentes transformadores, conscientes de sua interferência frente aos fenômenos naturais.
O profissional formado em Ciências Sociais atua na análise dos hábitos e costumes de diversos grupos sociais, bem como suas características religiosas, familiares, organização institucional e econômica. ... Suas pesquisas podem ser direcionadas a três diferentes áreas: Antropologia, Sociologia e Ciências Políticas.
Ao estudar a ciência, uma criança passa a ter maior conscientização da importância de ações que preservem o planeta em que vivemos, já que ela compreende que tudo está interligado.
No ensino de Ciências a abordagem dos conteúdos além de necessitar ser contextualiza, estes devem estar conectados ao cotidiano a ponto de oferecer mais significado ao que se aprende, ajustando-se na função de um referencial comum que seria a própria vivência através das críticas, questionamentos, reflexões e pesquisas ...
Mudanças profundas no ensino de Ciências surgiram em 1971 com a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 5.