EQST

Quais So As Consequncias Da Puberdade Precoce?

Quais são as consequências da puberdade precoce?

Comportamento; maior risco de abuso sexual; Baixa estatura quando adulto; Maior risco de obesidade, hipertensão, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral e certos tipos de câncer – atribuído à exposição precoce ao hormônio estrógeno.

O que é puberdade precoce central?

Em geral, a puberdade precoce central caracteriza-se pelo surgimento prematuro de sinais da puberdade. Em meninas, os sintomas incluem o desenvolvimento das mamas, o surgimento de pelos pubianos e nas axilas e a chegada do primeiro período menstrual.

Qual a causa mais comum de puberdade precoce central?

É frequentemente associada a alterações neurológicas, como tumores do sistema nervoso central (SNC), hamartomas hipotalâmicos, hidrocefalia, doenças inflamatórias ou infecções do SNC. Em meninas, a maior parte dos casos é idiopática.

Como diagnosticar puberdade precoce?

Puberdade precoce: exames para detectar o problema
  1. - EXAME CLÍNICO. O médico avalia o corpo da criança, procurando os sinais de puberdade. ...
  2. - DOSAGEM HORMONAL. ...
  3. - RADIOGRAFIA DE PUNHO. ...
  4. - ULTRASSOM PÉLVICO E ABDOMINAL. ...
  5. - RESSONÂNCIA MAGNÉTICA.
22 de abr. de 2016

Como diferenciar puberdade precoce central e periferica?

É classificada como PP central quando as características sexuais se desenvolvem por ativação precoce do eixo HHG ou PP periférica, quando a secreção de esteroides ocorre independente da secreção das gonadotrofinas LH e FSH.

Como tratar puberdade precoce em meninas?

O tratamento da puberdade precoce é feito com agonistas de GnRH. Esses medicamentos têm como objetivo bloquear a evolução puberal e, com isso, promover a regressão dos caracteres sexuais secundários, diminuir a velocida- de de crescimento e a progressão da idade óssea.

Quais os sintomas da puberdade precoce feminina?

Aparecimento das mamas, evolução dos testículos, surgimento de pelos na região pubiana e nas axilas, elevação da oleosidade da pele, acne, mudança de voz nos meninos e primeira menstruação nas meninas.

Quais são as consequências da puberdade?

As principais consequências da puberdade precoce são: transtornos psicológicos e de comportamento; maior risco de abuso sexual; baixa estatura quando adulto; maior risco de obesidade, hipertensão, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral e certos tipos de câncer - atribuído à exposição ...

Como parar a puberdade precoce?

O tratamento da puberdade precoce é feito com agonistas de GnRH. Esses medicamentos têm como objetivo bloquear a evolução puberal e, com isso, promover a regressão dos caracteres sexuais secundários, diminuir a velocida- de de crescimento e a progressão da idade óssea.

Qual Exame de sangue detecta puberdade precoce?

O teste do LHRH é um teste de estímulo que serve para diagnosticar se a puberdade precoce, ou seja: o aparecimento de caracteres sexuais secundários antes dos 8 anos em meninas e antes dos 9 anos em meninos, é de origem central, que significa que teve origem da produção hormonal primeiramente do hipotálamo e hipófise ...

Quando investigar puberdade precoce?

A puberdade é considerada precoce quando se inicia antes dos 8 anos, nas meninas, e antes dos 9 anos, nos meninos, sendo classificada de três maneiras: puberdade precoce dependente de gonadotrofinas (PPDG), ou central; puberdade precoce independente de gonadotrofinas (PPIG), ou periférica; e em variantes normais do ...

O que é puberdade periférica?

A puberdade precoce independente de gonadotrofinas (PPIG) também denominada pseudopuberdade precoce ou puberdade precoce periférica se refere aos quadros clínicos de puberdade precoce (aparecimento de caracteres sexuais secundários, avanço de idade óssea e aceleração de crescimento linear antes dos 8 anos nas meninas e ...

O que é puberdade periferica?

Quando os hormônios sexuais são produzidos independentemente da ativação desse eixo, ocorre a puberdade precoce periférica (PPP). Já quando a ativação do eixo é prematura, semelhante ao fisiológico, porém em idade inadequada, acontece a puberdade precoce central (PPC).

Quando iniciar o tratamento para puberdade precoce?

Doutora Fernanda explica sua manutenção nos casos da puberdade precoce central: “O tratamento deve ser mantido até a idade normal para o desenvolvimento sexual e/ou adequação psicossocial ao início da puberdade e até os ossos atingirem a idade máxima de 12 a 12,5 anos nas meninas e 13 a 13,5 anos nos meninos”.

O que é puberdade precoce feminina?

Puberdade precoce é o início da maturação sexual antes dos 8 anos de idade nas meninas ou 9 anos nos meninos.

Como evitar a puberdade precoce?

Não existe uma forma 100% eficaz de impedir que a puberdade precoce dê as caras, mas já se sabe que combater o excesso de peso ajuda a diminuir o risco nas meninas. "É importante ficar atento aos sintomas da condição para que, se houver a necessidade de uma intervenção, ela seja iniciada rapidamente”, diz Calliari.

O que pode ocasionar puberdade precoce?

A puberdade precoce é causada pelo aumento antecipado dos hormônios sexuais no sangue, seja porque a criança se expôs a algum hormônio (ex: medicamentos); ou porque suas glândulas (ex: pituitária, ovários nas meninas e testículos nos meninos), passaram a produzir, por algum motivo, esses hormônios sexuais de forma ...