O Confucionismo é uma tradição chinesa sistematizada pelo filósofo oriental Confúcio, muitos confundem o confucionismo como uma religião, mas na verdade a mesma está ligada com questões doutrinarias dogmáticas do sistema filosófico do chinês Confúcio, ou na forma latina, Kung-Fu-Tzu. O pensamento se deu durante o século VI a.C e a humanidade é a principal base do pensamento, a doutrina acredita que a educação é o fator primário que determinara a condição humana.
Daí virtude e sabedoria estarem entrelaçadas com o aprimoramento humanístico, que só se efetiva mediante a atitude da reciprocidade das ações, sintetizado em um de seus discursos na conhecida “regra de ouro”, segundo a qual: “um homem deve praticar o que prega, mas também deve pregar o que pratica”.
Pode ser considerada uma filosofia e uma religião, mas certamente é uma maneira de pensar que abrange muitos princípios de ambos os ramos. Implica crenças ancestrais e uma religiosidade baseada no ser humano.
Chegou a ter cerca de três mil alunos de uma só vez. Seus ensinamentos exerceram poderosa influência para seus seguidores do século II até o XX, na China, e também em outros países.
Confúcio é mais um filósofo do que um pregador religioso. Suas idéias sobre como as pessoas devem comportar-se e conduzir sua espiritualidade se fundem aos cultos religiosos mais antigos da China.
Ao contrário da maioria das religiões, o confucionismo não adora um deus ou divindade criadora. Ademais, sua prática não requer templos ou igrejas. Por isso há muitos debates sobre considerar essa doutrina uma religião ou não. Porém, ela é comumente tratada como uma filosofia.
Atualmente, o confucionismo é ainda praticado em vários países. Apesar da sua origem asiática, diversos países incorporam alguns conceitos do sistema em suas práticas notadamente urbanas.
Na China, a Região Oriental é marcada pela industrialização e pela acentuada urbanização. Com a criação das ZPEs, essa região recebeu muitos investimentos estrangeiros, enquanto o governo preferiu manter a China Ocidental estagnada na economia agrária, evitando – através da repressão – um êxodo rural da população dessa região para a porção oriental do país.
Confúcio procurou encontrar a paz no meio da anarquia que atingiu o país. Sua principal intenção era ganhar uma posição no governo, mas ele nunca conseguiu; Em vez disso, ele decidiu ensinar às pessoas uma maneira de viver em harmonia consigo mesmas e com os que as rodeiam.
Em suma, o confucionismo almeja o Tao, a harmonia da vida e do mundo. Para alcançá-lo, a doutrina coloca a família como base social e isso se expande aos governantes, que devem amar o seu povo de forma paternal. Em contrapartida, os governados precisam ser disciplinados e humildes.
Sendo assim, para a filosofia de Confúcio, uma sociedade harmônica baseia-se em relações de subordinação. Dessa forma, o governante tem poder sobre o governado, o pai sobre o filho, o marido sobre a esposa, o irmão mais velho sobre o mais novo, e assim por diante.
Esses escritos são baseados em tudo o que o filósofo chinês disse, tanto oralmente quanto no que está escrito. Eles capturam a essência do confucionismo com base nos ensinamentos que Confúcio deu antes de morrer.
Além de tudo, Confúcio foi um grande conselheiro de governantes e contribui na formação de lideres, buscando a formação de lideres bons e virtuosos, deixando mais de 3000 discípulos aos 80 de idade, idade da sua morte.
Existem cinco livros chamados Os Cinco Clássicos , que em parte se acredita terem sido escritos por Confúcio, mas também é válido pensar que o filósofo serviu de influência para sua criação. Deve-se notar que não há registro histórico de sua autoria, e alguns historiadores acreditam que foram escritores para seus discípulos. Estes são:
A religião que promove o confucionismo não é única, mas possui certos princípios básicos que os que aderem a essa crença costumam manter. A religião do confucionista gira em torno do relacionamento que o homem tem com o céu; Ele busca a unidade entre o mortal e o deus do céu, que é conhecido como Tiān.
E então, o que achou dessa matéria? Se gostou, confira também: Socialismo cristão – O que é, origem, ideais e doutrina social.
O Ren é o princípio ético básico dessa religião e engloba amor, piedade e humanidade. É um princípio que se baseia na tradição budista de fazer atos de bondade na vida para obter uma “vida” melhor no futuro.
Confúcio desde criança era interessado no conhecimento, no saber, e passou grande parte da sua adolescência estudando e conhecendo as coisas do mundo, e a partir dos 15 anos de idade seguiu um caminho de desvelar a história do seu povo, e a partir disso compreender o que tinha dado de errado na política em seu país, devido à grande instabilidade política na época.
Embora frequentemente seja visto como uma filosofia, o confucionismo também é considerado uma religião que possui seus próprios deuses e crenças, baseados nas idéias de seu fundador. No entanto, é considerada uma forma de humanismo que abrange muitas áreas da existência e é compatível com outras religiões.
O Confucionismo foi a doutrina oficial na China durante quase 2 mil anos, do século II até o início do século XX. Fora da China, a maioria dos confucionistas está na Ásia, principalmente no Japão, na Coréia do Sul e em Cingapura.