Bacia Amazônica, Bacia Tocantins-Araguaia, Bacia do Paraguai, Bacia Atlântico Nordeste Ocidental, Bacia Atlântico Nordeste Oriental, Bacia do Paraná, Bacia do Parnaíba, Bacia do São Francisco, Bacia do Atlântico Leste, Bacia do Atlântico Sudeste, Bacia do Atlântico Sul e Bacia do Uruguai.
Geralmente, o nome da bacia hidrográfica leva o mesmo nome do rio principal. As bacias possuem a seguinte estrutura: nascente, rio principal, divisores de águas, afluentes e foz. Esses elementos juntos drenam as águas da bacia para uma bacia maior ou para o oceano.
Catalogações de especialistas em geografia, de acordo com a maneira como fluem as águas, classificam as bacias hidrográficas em: ... Endorreica, quando as águas caem em um lago ou mar fechado; Criptorreica, quando as águas desaguam no interior de rochas calcárias (são porosas), gerando lagos subterrâneos (grutas);
As características e a importância das bacias hidrográficas. Bacia hidrográfica, também chamada de bacia de drenagem, é uma porção da superfície terrestre banhada por um rio principal, ribeirões, riachos e córregos. Essas bacias são alimentadas pelas águas das chuvas, lençóis subterrâneos, etc.
bacia do Rio Amazonas
A Bacia do rio São Francisco é uma bacia hidrográfica inteiramente do Brasil que abrange 639.
A resposta hidrológica de uma bacia hidrográfica é transformar uma entrada de volume concentrada no tempo (precipitação) em uma saída de água (escoamento) de forma mais distribuída no tempo (Figura 7).
A Bacia do Paraná é uma das bacias hidrográfica do Brasil que está localizada na região sudeste e centro-sul do país e no centro-leste da América do Sul. No Brasil, a Bacia do Paraná abrange os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.
Como Estimar o Tempo de Concentração de uma bacia Hidrográfica?
Medimos a vazão volumétrica utilizando unidades como metros cúbicos por segundo e hora (m³ / s, m³ / h) ou litros por segundo e hora (l / s, l / h). Você pode calculá-lo usando a velocidade do fluxo e a seção transversal de um tubo ou o volume conhecido ao longo do tempo.