A desnutrição pode levar ao surgimento de doenças, como anemia, na falta de ferro, hipotireoidismo, na deficiência de iodo ou xeroftalmia, na redução de vitamina A, por exemplo. Por isso, as pessoas devem ter uma alimentação balanceada e um estilo de vida saudável para evitar a desnutrição.
Entenda os riscos que a busca pela barriga negativa oferece à saúde
A falta dos carboidratos ainda pode proporcionar fadiga, cansaço e tonturas, e devido ao alto consumo de proteínas ocorre o aumento da concentração de homocisteína, composto químico que eleva o risco de problemas cardiovasculares.
Ninguém pode ter 0% de gordura corporal, e a manutenção do percentual de gordura corporal inferior a 4% geralmente é considerada desaconselhável para a saúde em longo prazo.
Helmut Strebl tem um gabarito alucinante com apenas 1% de gordura corporal. Cada um tem a sua concepção de físico perfeito para um homem ou uma mulher. A maior parte das pessoas querem um corpo magro e atlético, mas Helmut Strebl elevou todos os limites conservando uma taxa de massa gordurosa a 1% o ano inteiro.
A quantidade de gordura corporal ideal no homem pode variar entre 16 e 20% e na mulher entre 20 e 24%, porém estes valores normalmente aumentam com a idade e, na maioria dos casos é superior na mulher. Além disso, um indivíduo que faz atividade física regularmente tem menos gordura corporal do que um que é sedentário.
O percentual para a saúde, em adultos jovens está entre 8-22% homens, e entre 20-35%, nas mulheres jovens. A gordura no, padrões de condicionamento físico para indivíduos ativos, em adultos jovens está entre 5-15%, nos homens e 16-28% nas mulheres.
O percentual de gordura é estimado usando a somatória de todas as dobras que o protocolo pediu e depois disso esse valor é usando em uma equação que vai encontrar a densidade corporal e depois esse resultado da densidade corporal é usado em outra equação que vai enfim encontrar o percentual de gordura.
1 - Reduza seu percentual de gordura: Os músculos abdominais só irão aparecer se seu corpo tiver um baixo percentual de gordura – na maioria dos casos, cerca de 10%-12% para homens e de 13%-15% para mulheres.
O seu percentual de gordura representa a parcela do seu peso que é composto por massa gorda. Para achar a massa magra, é necessário subtrair a massa gorda do peso total.
Essa é uma das medidas mais utilizadas para definir se uma pessoa está excessivamente magra, saudável ou muito gorda. Basta dividir o peso, em quilos, pelo valor da altura, em metros, ao quadrado.
Acima de 30% é considerado um valor muito bom. Quanto mais massa muscular, mais saudável o organismo está, e mais fácil é manter esse peso estável. Em homens adultos saudáveis o percentual de gordura adequado é entre 15 e 19%, e o de massa magra deve ser acima de 33%.
Aprenda a identificar se está ganhando gordura ou músculo Você também pode identificar se perdeu gordura por meio das roupas, aparência da sua pele e do seu corpo. 1kg de gordura possui um volume maior do que 1kg de massa magra, logo, mesmo que a balança continue com o mesmo valor, sua circunferência vai estar menor.
O tempo que a pessoa leva para ganhar massa muscular fazendo atividade física anaeróbica, como a musculação por exemplo, é de aproximadamente 6 meses. No entanto, a hipertrofia muscular pode começar a ser percebida ao fim de algumas semanas ou meses dependendo das características físicas e genéticas de cada pessoa.
Enquanto a massa magra inclui a massa muscular — bem como o peso de seus órgãos, ossos, pele e água corporal. Essencialmente, é tudo, exceto gordura corporal. Já a massa muscular se refere apenas ao peso de seus músculos.
Para se ter uma ideia, um músculo ocupa cerca de ¼ do espaço corpóreo ocupado pela mesma quantidade de gordura. Em termos físicos isso significa que ao ganhar massa muscular, você poderá sim ganhar peso, mesmo que visualmente esteja mais magro.
"Quando começamos a fazer uma atividade física, os músculos passam a se desenvolver e, com isso, nosso peso aumenta. Isso pode confundir o praticante e fazê-lo achar que está engordando", explica o médico do esporte e do exercício Guilherme Corradi, de São Paulo.
As 8 melhores dicas para ganhar massa muscular de forma rápida e eficiente são: