Resposta: Os jogos de inversão se dividem em quatro tipos: Rodízio: os jogadores mudam de lado de acordo com situações pré-estabelecidas, como por exemplo: depois de sacar (voleibol); após a cobrança de escanteio (futebol, handebol); assim que arremessar um lance livre (basquete).
JOGOS COOPERATIVOS DE CRIATIVIDADE, SINTONIA E MEDITAÇÃO: São jogos que estimulam a expressão da imaginação, intuição e criatividade. Nesses jogos os participantes podem expressar o que perceberam e descobriram em si mesmos e no grupo.
Segundo Barreto, (2000. Apud Soler, 2011-c.), os jogos cooperativos baseiam-se em cinco princípios fundamentais que são: inclusão, coletividade, igualdade, desenvolvimento humano e processualidade.
O principal foco dos Jogos Cooperativos é a participação de todos em prol de um objetivo comum. favorecem a agressão física. Para superar os desafios, a atenção do grupo é voltada para a união de esforços, estimulando cada componente a buscar alternativas para solucionar os problemas.
Os jogos cooperativos nos ajudam a ensinar e aprender a viver uns com os outros ao invés de uns contra os outros. A aprendizagem depende muito do vinculo criado entre professor e aluno. ... Nos jogos cooperativos o trabalho em grupo é altamente valorizado e o respeito ao outro é fundamental.
No jogo cooperativo, aprende-se a considerar o outro que joga como um parceiro, e não como adversário. Sendo assim, faz com que a pessoa aprenda a se colocar no lugar do outro (empatia), e não priorizar apenas o seu lado.