Quais Os Sintomas De Ndulos Na Tireoide?

Quais os sintomas de ndulos na tireoide

O nódulo na tireoide é um pequeno caroço que surge na região do pescoço, podendo causar sintomas, como dor, inchaço e/ou sensação de pressão no local, que são mais comuns em caso de nódulos grandes.

1. Cansaço extremo

O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.

Os hormônios produzidos pela glândula também afetam os movimentos peristálticos do intestino, ou seja, a movimentação dos alimentos pelo sistema digestivo. Dessa forma, quando a tireoide funciona mal, a pessoa diminui a frequência das evacuações, causando prisão de ventre. Já quando ela trabalha em excesso é comum que o intestino funcione mais, acarretando diarreias.

"O quadro clínico de sintomas e sinais é muito vasto. Por isso, cabe ao endocrinologista avaliar se uma determinada queixa está relacionada com algum distúrbio da tireoide. Para isso, utilizamos exames de sangue específicos e de imagem, como ultrassonografia do pescoço", afirma Augusto Cezar Santomauro Jr., endocrinologista da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Ready to treat your thyroid nodules?

Ready to treat your thyroid nodules?

Você sente muito frio ou está sempre com calor? A responsável pode ser a tireoide. Isso porque ela controla a taxa metabólica do corpo e regula a produção de calor. Em excesso, há aumento da temperatura corporal, maior transpiração e sensibilidade a maiores temperaturas. Já em baixas quantidades (hipotireoidismo), há redução da temperatura corporal e intolerância ao frio.

A mulher que tem um nódulo na tireoide não tem mais dificuldade para engravidar que as outras. No entanto, em caso de alterações na produção de hormônios tireoidianos, o médico pode indicar tomar remédios para regular o funcionamento da tireoide.

2. Mudanças de humor

O corpo inteiro pode ser afetado pelo mau funcionamento da tireoide, inclusive o cérebro. São frequentes casos de dificuldade de concentração, raciocínio e memória. Algumas pessoas apresentam hiperatividade, ficam muito aceleradas e não conseguem prestar atenção por muito tempo. Há também quem sofra com esquecimentos constantes.

Durante os exames anuais, seu médico examinará sua tireoide para ver se ela parece aumentada. O seu médico verificará o tamanho, a textura e a presença dos nódulos com os dedos. Eles pedirão que você engula, o que eleva a glândula tireoide mais acima no pescoço e permite que eles sintam isso com mais facilidade. Eles também sentirão gânglios linfáticos aumentados no pescoço.

7. Mudanças no funcionamento do intestino

<strong>7. Mudanças no funcionamento do intestino</strong>

A tireoide também participa da regulação do ciclo menstrual. A falta ou o excesso tornam os ciclos irregulares —aumento ou redução do fluxo, atrasos e sangramentos por mais vezes no mesmo mês. É possível também ocorrer uma condição chamada amenorreia, caracterizada por parada do ciclo por diversos meses.

O diagnóstico do nódulo da tireoide é feito pelo endocrinologista ou clínico geral baseado no exame físico, em que o médico faz a palpação do pescoço, e resultados de exames, como o ultrassom da tireoide, que permite identificar o nódulo e suas características.  

Como o nódulo na tireoide afeta a gravidez

Além disso, o risco de nódulos na tireoide é maior em caso de histórico de radiação no pescoço, devido a radioterapia, por exemplo, obesidade, tabagismo, síndrome metabólica e consumo excessivo de álcool, por exemplo.

De repente, você começou a se sentir cansado ou deprimido? Ou está agitado e ganhou peso de forma inexplicável? Esses sintomas podem indicar que a tireoide está alterada - funcionando demais ou pouco.

A boa notícia é que ambos os distúrbios, hipotireoidismo ou hipertireoidismo, têm tratamento adequado com medicamentos, o que reverte, na maioria dos casos, os sintomas desagradáveis citados. "O paciente deve procurar ajuda quando apresentar sinais e sintomas. O aumento cervical (do pescoço) e nódulos também devem ser observados. Em 95% dos casos, os nódulos na tireoide não são cânceres. Mas é importante consultar um especialista e identificar qual é o problema", finaliza Hojaij.

Quando consultar um médico e tratamento

Os nódulos da tireoide são nódulos anormais na glândula tireoide, localizados na parte frontal do pescoço. Em muitos casos, você não consegue senti-los e não apresenta outros sintomas. Os nódulos da tireoide são frequentemente descobertos quando o médico solicita exames de imagem por outro motivo.

Alguns sinais que são indicativos de um maior risco do nódulo na tireoide ser câncer incluem tamanho maior que 4 cm, consistência endurecida e/ou pouca mobilidade do nódulo, ínguas no pescoço e rouquidão ou alterações na voz. Conheça mais sintomas do câncer de tireoide.

Vale destacar que essa glândula pode apresentar dois principais distúrbios: hipertireoidismo, que é o excesso de produção de hormônios tireoidianos e o hipotireoidismo, diminuição da produção hormonal. Essas condições causam sintomas variados.

O que é bom para fazer sumir o Nodulo da tireoide?

  1. Nódulo maligno: cirurgia para retirada de parte ou de toda a tireoide e, se necessário, tratamentos complementares como iodoterapia (iodo radioativo). ...
  2. Benigno grande: cirurgia ou radiofrequência.
  3. Benigno tóxico: cirurgia, radiofrequência ou iodoterapia.

Qual o tamanho normal de um Nodulo na tireoide?

Nódulos grandes, acima de 3 a 4 cm, e aqueles localizados anteriormente à traqueia podem causar sintomas mesmo em tireoides com volume normal. O tamanho normal da tireoide varia de acordo com idade, sexo e peso do indivíduo. Mulheres têm tireoides entre 10 e 15 mL e homens entre 12 e 18 mL.

Como diminuir cisto na tireoide?

Mas esse cenário acaba de mudar e traz aos pacientes com nódulo benignos da tireoide uma inovadora alternativa: o procedimento Ablação por Radiofrequência (RFA), uma eficaz alternativa para tratar e reduzir o tamanho dos nódulos benignos, císticos e não-císticos da tireoide.