EQST

Quais Os Sintomas Da Elefantase E Quais As Medidas De Prevenço?

Quais os sintomas da elefantase e quais as medidas de prevenço? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Quais os sintomas da elefantíase e quais as medidas de prevenção?

A prevenção da elefantíase é feita se evitando o contato com mosquitos transmissores, através de medidas como:
  • Uso de mosquiteiro para dormir;
  • Telas nas janelas e nas portas;
  • Evitar deixar água parada em pneus, garrafas e vasos de plantas, por exemplo;
  • Usar repelente diariamente;
  • Evitar locais com moscas e mosquitos;
3 de jul. de 2020

Qual o mosquito que transmite a elefantíase?

A transmissão da Filariose Linfática se dá basicamente pela picada do mosquito Culex quiquefasciatus (pernilongo ou muriçoca) infectado com larvas do parasita.

Quem tem elefantíase tem obstrução das veias das pernas por qual verme?

A filariose linfática é causada pelos vermes Wuchereria bancrofti , Brugia malayi e Brugia timori. Essas filárias ocupam o sistema linfático, incluindo os gânglios linfáticos, causando linfedema e, em casos crônicos, levando à doença conhecida como elefantíase.

Como podemos nos prevenir da teníase?

Para prevenir a teníase é recomendado não consumir carne crua ou mal cozida, beber água mineral, filtrada ou fervida, lavar bem os alimentos antes de consumir e lavar bem as mãos com água e sabonete, principalmente após usar o banheiro e antes das refeições.

Como é feito o diagnóstico de filariose?

O diagnóstico é feito pela detecção de microfilárias no sangue, visualização por ultrassom de vermes adultos nos vasos linfáticos ou sorologia. O tratamento é realizado com dietilcarbamazina; antibióticos são usados em complicações como celulite bacteriana.