EQST

Quais Os Objetivos Da Reabilitaço Neuropsicolgica?

Quais os objetivos da reabilitação neuropsicológica?

​​​A Reabilitação Neuropsicológica é um processo que oferece atividades terapêuticas planejadas para a necessidade de cada paciente, afim de auxiliar no tratamento de alterações cognitivas (atenção, memória, raciocínio, etc.) e de comportamento decorrentes de disfunções cerebrais.

Como é realizada a reabilitação neuropsicológica?

O processo de reabilitação neuropsicológica conta com atividades alternativas como jogos e exercícios, academia para o cérebro, treino cognitivo com o xadrez, estímulos direcionados, métodos especializados para pacientes autistas e programas de reabilitação individualizados.

Onde atua a reabilitação neuropsicológica?

A reabilitação neuropsicológica pode ser realizada em nível ambulatorial. Mas frequentemente também faz parte de programas integrados de recuperação hospitalar e comunitários. O uso de suas técnicas pode se dar logo no início dos tratamentos de doenças neurológicas, como em fases mais tardias da recuperação.

Qual a diferença entre treino cognitivo e estratégias compensatórias?

Nos programas de reabilitação é comum a utilização de diferentes técnicas, dependendo da demanda de casa indivíduo. ... As técnicas compensatórias não tem como meta restabelecer as habilidades cognitivas, mas favorecer um desempenho mais satisfatório de comportamentos que dependam das funções cognitivas deficientes.

Quais são as evidências positivas da reabilitação no tratamento de pacientes com doença de Alzheimer?

RESULTADOS: Ao final do acompanhamento, houve: estabilização ou discreta melhora dos déficits cognitivos e das atividades de vida diária dos pacientes; estabilização ou redução dos níveis de depressão e ansiedade nos pacientes e familiares.

Quais as variáveis que precisam ser consideradas em um programa de reabilitação neuropsicológica de memória de trabalho de uma criança de 7 anos?

Conforme os critérios diagnósticos (OMS, 2008), os participantes deveriam apresentar: (i) comprometimento significativo e específico no desenvolvimento das habilidades de leitura; (ii) quociente intelectual (QI) dentro da normalidade (QI>85), aferido pela escala de inteligência Wechsler para crianças (Rueda, Noronha, ...

Quem pode fazer avaliação neuropsicológica?

A Avaliação Neuropsicológica é feita por um Psicólogo Especialista em Neuropsicologia.

Porque fazer uma avaliação neuropsicológica?

Além de possibilitar o diagnóstico, a avaliação neuropsicológica também serve para identificar a intensidade dos distúrbios cognitivos. Assim, é possível acompanhar a evolução do quadro clínico de pacientes, por exemplo, com Alzheimer, ou, ainda, monitorar a recuperação cognitiva em pacientes em reabilitação.