Os agentes externos do relevo mais preponderantes são as águas (fluviais, pluviais, marítimas etc.), os ventos e as alterações climáticas, que ocasionam dois principais processos: o intemperismo e a erosão.
Os agentes formadores do relevo são responsáveis por um processo contínuo e dinâmico na transformação morfológica, sendo classificados em agentes internos (tectonismo, abalos sísmicos e vulcanismo) e agentes externos (vento, chuvas, neve, alternâncias de temperatura, seres vivos, etc.).
Endógenos são fatores determinantes que são inerentes ao organismo e estabelecem a receptividade do indivíduo já os fatores exógenos são fatores determinantes que dizem respeito ao ambiente.
R: A mudança social se estabelece de duas formas: 1- por forças endógenas ou internas – isto é, por mudanças originadas dentro da própria sociedade – que são as invenções; 2- por forças exógenas ou externas – quando são provenientes de outras sociedades – que é a difusão cultural.
Fatores geográficos, culturais (incluindo-se religiosos) e econômicos estão na lista de elementos que dão origem à mudança social. Leia também: Estrutura Social. Mobilidade Social.
O ritmo possui dois fatores que determinam sua variação, são eles: Intensidade e duração, e também uma ordem - a métrica. Intensidade - distinção de forte e fraco. Normalmente acentuamos a primeira ou a última figura musical de um agrupamento rítmico.
Só para exemplificar, alguns exemplos de mudança social que transformaram a sociedade: