Quais são os principais Cuidados de Enfermagem?
Como administrar a nutrição parenteral
Em pacientes críticos, especialmente, indica-se o uso de até 1 g/kg/dia de lipídios. Para a prevenção de deficiência de ácidos graxos essenciais, recomenda-se o uso entre 1 a 2% do valor calórico total (VCT) de ácido graxo ômega-6 (ácido linoléico) e 0,5% do VCT de ácido graxo ômega-3 (ácido alfa-linolênico).
O movimento é feito utilizando o polegar cujo mínimo ajuste já apresentará efeito no ritmo do gotejamento. Cada 1 mL de produto representam aproximadamente 20 gotas, dessa forma o cálculo do gotejamento deverá ser feito considerando o volume total de dieta e o tempo a ser administrado.
Com isso, antes de iniciar o preparo e manipulação da dieta enteral, retire tudo o que não for utilizar naquele horário e higienize a superfície (pia ou mesa) com uma solução à base de água e detergente neutro. A embalagem da dieta industrializada também deve ser higienizada com álcool 70º antes de ser aberta.
Normalmente a dieta enteral em sistema fechado pode ser armazenada em temperatura ambiente, seguindo data de validade indicada pelo fabricante. Após aberto, o prazo de validade passa a ser de 24 a 48 horas, devendo seguir a orientação do fabricante quanto a refrigeração.
Tipos de cálculo de gotejamento Existem outras variáveis da fórmula que devem ser consideradas, principalmente quando o médico prescreve em volume/minuto. Nesse caso, a fórmula mais adequada é: Número de gotas/min = volume x 20 / valor em minutos.
O aprazamento de prescrições medicamentosas refere-se ao planejamento dos horários e intervalos de administração dos medicamentos, que devem ser realizados pela equipe de enfermagem, procedimento que geralmente corresponde à rotina da unidade e via de regra, tem validade por 24 horas.
Calcule a margem de desconto