Sinais da Inflamação Temos 5 sinais flogísticos: calor, rubor, edema, dor e limitação funcional.
São elas:
Esse processo se caracteriza pela saída de líquidos e células (exsudação) e induz o processo de recomposição celular. Os sinais e sintomas característicos da reação inflamatória são rubor(vermelhidão), calor, edema (inchaço), dor e perda de função da região afetada.
Ao ocorrer o processo de inflamação no organismo podem ocorrer manifestações clínicas, ou seja, sintomas; os quais são:
As causas da inflamação crônica são, principalmente: infecções persistentes; exposição prolongada a agentes potencialmente tóxicos, endógenos ou exógenos; auto-imunidade, dentre outras.
A inflamação pode ter várias causas, sendo as principais:
Fases da inflamação Fase irritativa: liberação dos leucócitos para combater os agentes invasores. Fase Vascular: aumento da vascularização e permeabilidade no local afetado. Fase exudativa: fase da formação dos edemas. Fase necrótica: nessa fase ocorre a morte dos tecidos inflamados.
Inflamação aguda Os principais sinais da resposta inflamatória aguda estão relacionados à resposta vascular com vasodilatação gerando rubor e calor, aumento da permeabilidade vascular gerando edema, aumento da pressão tissular causando dor (tensão e compressão às terminações nervosas), seguindo-se a perda de função.
As principais alterações são vasodilatação, aumento da permeabilidade da microcirculação, estase e migração leucocitária que alteram o fluxo e o calibre vascular. Eventos celulares também ocorrem para que haja extravasamento de leucócitos e fagocitose do agente nocivo.
A inflamação é uma resposta à infecção ou lesão tecidual que ocorre para erradicar microrganismos ou agentes irritantes e para potenciar a reparação tecidual.
A inflamação é a resposta do organismo a uma agressão, como cortes e batidas. Ela causa inchaço, vermelhidão e dor enquanto o corpo se esforça para reparar o local. No caso dos cortes, isso acontece com a formação da cicatriz. Já as infecções são causadas por agentes externos.
Alguns sintomas que podem ser causados por infecções:
Sintomas típicos de qualquer infecção, seja o causador um animal, fungo, bactéria ou vírus incluem: