Uma visita ao supermercado e lá estão eles, incluem tomates, bananas, maçãs, carnes, ovos, entre outros. Estamos falando dos alimentos desidratados, há quem diga que são muito melhores do que os convencionais. Será mesmo que a perda de água faz um alimento ficar mais saboroso?
Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.
A desidratação é uma das técnicas mais antigas de preservação de alimentos utilizada pelo homem. O processo é simples e consiste na eliminação de água de um produto por evaporação, com transferência de calor e massa. Uma de suas maiores vantagens é não necessitar de refrigeração durante o armazenamento e transporte.
Quando um alimento é desidrata- do, ele não perde água a uma veloci- dade constante ao longo do processo. Com o progresso da secagem, sob condições fixas, a taxa de remoção de água diminui. Na prática, sob condi- ções normais de operação, o nível zero de umidade nunca é alcançado.
Já na desidratação por ar quente, uma corrente de ar quente com umidade muito baixa passa através das frutas (inteiras ou em pedaços). “Esse ar está ávido por água, então ele arrasta o vapor d'água junto com ele.