1ª adaptação da Broadway para o Brasil, com Bibi Ferreira e Paulo Autran no elenco
Brasil – Versão Brasileira
Autoria: Vianninha
1963
Chica da Silva
Autoria: Renata Mizhari
Betty Faria representa, canta e dança
1965
Alô, Dolly***
Versão: Victor Berbara
Protagonistas: Bibi Ferreira e Paulo Fortes
Morte e Vida Severina
Autoria: João Cabral de Melo Neto
Direção musical: Zuínglio Faustini
Música, Divina Música
Versão: Oscar Ornstein
1966
Oh, Que Delícia de Guerra!
Versão: Cláudio Petraglia
João, Amor e Maria
Autoria: Hermínio Bello de Carvalho
Música de: Maurício Tapajós
Se correr o bicho pega,
Influência Africana na Música Popular
Com o tempo, o samba se popularizou e se tornou o ritmo principal do Carnaval brasileiro. Hoje em dia, o Carnaval é uma das maiores festas do mundo e atrai milhões de turistas todos os anos.
A música brasileira é uma mistura de influências indígenas, africanas e europeias. Ela começou a se desenvolver no período colonial, quando os portugueses trouxeram seus instrumentos e músicas para o Brasil.
Sobre
A partir do século 17, formaram as irmandades de músicos, algumas algumas integradas somente por negros e mulatos, e passaram a monopolizar a escrita e execução da música em boa parte do Brasil.
O baião, por exemplo, é um ritmo típico do Nordeste brasileiro e tem origem na cultura indígena e africana. Já o frevo é um ritmo mais acelerado e agitado, que surgiu em Pernambuco no final do século XIX.
Evolução até os dias atuais
Já os gêneros se referem a categorias amplas de músicas com semelhanças compartilhadas. As músicas que pertencem a um mesmo gênero possuem tema, som, estilo musical e instrumentos combinados e comuns.
A música tem sido uma ferramenta importante na resistência cultural no Brasil, especialmente durante a ditadura militar. Artistas como Chico Buarque e Gilberto Gil usaram suas músicas para protestar contra o regime autoritário.
A música do Brasil se formou a partir da mistura de elementos europeus, africanos e indígenas, trazidos pelos colonizadores portugueses, que se espantaram com a maneira de vestir dos nativos e a maneira como faziam música
Quando pensamos no olhar do estrangeiro sobre o Brasil, o samba merece um grande destaque, até mesmo por sua ligação com o carnaval das escolas de samba. Ao mesmo tempo, a Bossa Nova e a MPB são outros gêneros brasileiros muito conhecidos lá fora.
(1ª montagem)
Versão: Vinicius de Moraes
1973
Calabar
Autoria: Ruy Guerra e Chico Buarque
Direção musical: Dori Caymmi; Orquestração: Edu Lobo
Viva o Cordão Encarnado
Autoria: Luiz Marinho
As Incelenças
Autoria: Luiz Marinho
1974
Pippin
Versão: Flavio Rangel
Com Marco Nanini e Marília Pêra
Godspell***
Versão: Altair de Lima
1975
Gota d’ Água
Autoria: Chico Buarque e Paulo Pontes
Bibi Ferreira: protagonista
Lampião no Inferno
Autoria: Jairo Lima
The Rocky Horror Show***
O Nacionalismo Musical
A Bossa Nova foi um movimento musical que surgiu no final dos anos 50 e teve grande importância na música brasileira. Ela trouxe uma nova sonoridade, com harmonias mais sofisticadas e letras mais poéticas.
Considerando as plataformas digitais, sertanejo e funk são os gêneros que dominam as paradas no Brasil. Porém, se formos olhar as redes sociais, não podemos deixar de incluir o trap também.
O Papel das Bandas de Música no Desenvolvimento Musical Brasileiro
Na década de 1970, o forró passou por uma modernização, que passou a utilizar a bateria de forma sutil, revelando artistas como o Trio Nordestino, Os 3 do Nordeste e Genival Lacerda.
Caracterizado pela combinação de teclados eletrônicos com harmonização vocal, o gênero também traz elementos de outros estilos musicais brasileiros, como xote, lambada, forró eletrônico e tecnomelody.
Vanguardas e Sínteses Contemporâneas
Reservamos o direito de alterar estes termos e condições a qualquer momento, sem aviso prévio. As alterações entrarão em vigor imediatamente após a publicação neste site. Recomendamos que você revise periodicamente esta página para ficar atualizado sobre os termos e condições atuais.
Talvez tenha sido Friedrich Nietzsche (1844-1900) quem melhor declarou seu amor à música. O filósofo alemão, niilista convicto, era igualmente, quem diria!, um melômano devotado. Nietzsche chegara a dizer que a vida sem a música é um erro; autor de textos que despejavam chumbo grosso sobre a religião, a moral, a cultura contemporânea, a ciência e a própria filosofia, Nietzsche poupara a música, por se considerar nascido de suas entranhas, mais precisamente das entranhas do que compunha seu amigo Richard Wagner (1813-1883), que catalisava de modo genial o caos e a beleza da vida por meio de sua obra.
Desde o seu surgimento, a MPB gerou várias vertentes, como a Tropicália e a Jovem Guarda, que revelou artistas como Roberto Carlos, Wanderléa, Wanusa, Ronnie Von, Erasmo Carlos e outros.
O Teatro musical chegou ao Brasil no fim do século XIX com o “Teatro de Revista”, onde criou uma identidade nacional para o que já faziam nos palcos.
Quais as músicas que fizeram história do teatro brasileiro?
Produções BrasileirasMais 58 linhas
Como era conhecido o teatro musical no Brasil no século 19?
No Brasil era “Teatro de Revista” Seguramente você já viu ou ouviu a expressão Teatro de Revista. Era assim que os musicais eram chamados no Brasil. O gênero chegou ao país ainda no século XIX e ganhou uma identidade própria. Grandes talentos foram revelados em nossos palcos.
Qual foi o primeiro centro musical brasileiro?
É interessante observar que mesmo que o Conservatório de Música (atual Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro), a primeira instituição oficial do gênero no Brasil, existisse desde 1841, foi somente em 1871, dois anos após a morte de Gottschalk que a cadeira de piano foi criada, o que representa uma ...
Em que século o teatro musical ganhou espaço no Brasil?
No Brasil, o teatro musical chega como “Teatro de Revista” no fim do século XIX. Aqui se tinha influência francesa, mas foi possível criar uma identidade nacional que revelou diversos artistas talentosos como: Carmem Miranda, Suzy King, Dercy Gonçalves, Virginia Lane, entre outros.
Quem se tornou o maior nome do teatro musicado brasileiro em todos os tempos?
Dentro do gênero dos musicais no Brasil, não podemos deixar de citar a dupla Charles Möeller & Claudio Botelho, que podem ser considerados hoje os principais nomes do teatro musical no Brasil.
Qual é a origem do teatro musical?
O teatro musical foi criado sob a influência das operetas francesas do século XVIII e também das burlettas (breve Ópera cômica). Os primeiros musicais a atingirem popularidade foram as comédias românticas de Johan Strauss II e as obras satíricas de Jaques Offenbach, que traziam canções irônicas muito populares.
Quem foi o primeiro a produzir música no Brasil?
Os primeiros professores de música no Brasil foram os padres jesuítas, responsáveis pela catequese dos indígenas, a partir de 1549. No sul do brasil os Jesuítas construíram as Missões, que era um projeto que além de levar cultura aos índios, também os ensinavam a religião católica.
Quem foram os primeiros a produzir música no Brasil?
Os primeiros registros de atividade musical consistente provêm da presença dos padres jesuítas, estabelecidos aqui desde 1549. Dez anos depois já haviam fundado aldeamentos para os índios (as chamadas reduções) com alguma estrutura educativa musical.
Quem fez a primeira peça teatral no Brasil e qual o tema da peça?
A tragédia Antônio José ou O poeta e a inquisição escrita pôr Gonçalves de Magalhães (1811-1882) e levada à cena pôr João Caetano (1808-1863), a 13 de março de 1838, no teatro Constitucional Fluminense, foi o primeiro passo para a implantação de um teatro considerado brasileiro.
Em que século surgiu o teatro no Brasil?
século XVI
No Brasil, o teatro surgiu no século XVI através das composições teatrais escritas pelos padres Jesuítas nas ações de divulgação da fé religiosa entre os índios. Foi só a partir do século XIX com a chegada da corte portuguesa no Brasil que a arte de representar começou a se desenvolver de forma mais intensa.
Em que ano surgiu o teatro musical?
O teatro musical foi criado sob a influência das operetas francesas do século XVIII e também das burlettas (breve Ópera cômica). Os primeiros musicais a atingirem popularidade foram as comédias românticas de Johan Strauss II e as obras satíricas de Jaques Offenbach, que traziam canções irônicas muito populares.
Qual foi o primeiro musical da história?
The Black Crook
The Black Crook (1866), considerado, por alguns historiadores, o primeiro musical.
Quais foram os primeiros tipos de música a surgir no Brasil?
Os primeiros exemplos de música popular no Brasil datam do século 17, como o lundu, uma dança africana que chegou ao Brasil diretamente com os escravos vindos da Angola. Mais tarde o lundu, que no início não era cantado, evoluiu assumindo um caráter de canção urbana e se tornando popular como dança de salão.