EQST

Quais Decises Possuem Efeito Erga Omnes?

Quais decisões possuem efeito erga omnes?

As decisões em recurso extraordinário em repercussão geral proferidas pelo STF e em recurso especial em recurso repetitivo pelo STJ terão eficácia contra todos (“erga omnes”) e efeito vinculante somente em relação aos órgãos do Poder Judiciário (art. 927, CPC).

O que tem efeito vinculante?

O efeito vinculante, por outro lado, é o atributo de dada norma jurídica que a torna de observância obrigatória, cogente. Uma súmula vinculante, v.

O que é sentença ultra partes?

Por efeito ultra partes entende-se então, por obvio, que é aquele que estende os efeitos da coisa julgada a todos os consumidores integrantes daquele determinado grupo, classe ou categoria.

O que é ter força vinculante?

Nesse âmbito, a "força vinculante" nada mais é do que a própria autoridade, imperatividade, da decisão judicial - atributo inerente à sua condição de ato estatal.

O que é o efeito ex tunc?

Termo jurídico em latim que determina que a decisão, o ato/fato/negócio jurídico ou a lei nova tem efeito retroativo, ou seja, atinge situação anterior, produzindo seus efeitos também no passado. Atinge situações que já foram consolidadas sob a égide de leis anteriores.

Qual o objetivo do efeito ex nunc ex tunc e o erga omnes?

As decisões proferidas no controle concentrado, ou abstrato, mais especificamente em relação à Ação Direta de Inconstitucionalidade e à Ação Declaratória de Constitucionalidade, produzirão efeitos contra todos (erga omnes) e retroativo (ex tunc).

O que é efeito inter partes e erga omnes?

Enquanto os atos legislativos (leis, decretos legislativos, resoluções, dentre outros) têm como regra geral o efeito erga omnes, na maior parte das decisões judiciais há apenas o efeito inter partes, ou seja, restrito àqueles que participaram da respectiva ação judicial. ...

O que significa Erga-se?

1. Levantar o que está caído ou pousado. 2. Erigir; construir; fundar.

O que é erga omnes e ultra partes?

Aprendemos em tempos acadêmicos que o efeito erga omnes é aquele com eficácia contra todos e o ultra partes é aquele que sua eficácia vai além das partes. ... O Direito positivo pátrio ao tratar da eficácia da coisa julgada nas ações coletivas é que determina em quais sentenças o efeito será erga omnes ou ultra partes.

Qual a diferença da sentença que julga lesão a direitos difusos e coletivos e a sentença que julga lesão a direitos individuais homogêneos?

No tocante aos interesses ou direitos individuais homogêneos, há diferenças em relação aos direitos difusos e coletivos, uma vez que a sentença formará coisa julgada erga omnes. Porém, apenas no caso de procedência do pedido para beneficiar todas as vítimas e seus sucessores (art. 103, inciso III, do CDC). ... 104, CDC).

Quais os efeitos da decisão em ADI?

As decisões definitivas proferidas ao final da Ação Direta de Inconstitucionalidade pelo Supremo Tribunal Federal produzem efeitos erga omnes, ex tunc e vinculante. ... Em regra, por se tratar de um processo objetivo, sem partes, a decisão final proferida em ADI produzirá efeitos contra todos.