Energia Nuclear
Uma usina hidrelétrica é um conjunto de obras e equipamentos utilizados para produzir energia elétrica por meio do aproveitamento da água dos rios. Para que isso aconteça, a energia potencial gravitacional da água é transformada, antes, em energia cinética de rotação e só depois é convertida em energia elétrica.
Já dentre as desvantagens da energia geotérmica, podemos citar: a) Eventual afundamento do terreno. Apesar de não desgastar o solo, as centrais geotérmicas podem desgastar as áreas internas da crosta, podendo provocar eventuais abalos na superfície.
algumas vantagens: Fonte renovável, Energia limpa, pouca impacto ambiental, inesgotável.. algumas desvantagens: alto custo das instalações, necessita de marés altas, instalações fortes e sólidas.
Abundância do urânio, enquanto elemento essencial na produção da energia nuclear. Assim, não há risco de escassez evidente. Não utilização de combustíveis fósseis, o que significa que não há emissão dos gases poluentes responsáveis pelo efeito estufa, os quais seriam os causadores do aquecimento global.
A produção da energia nuclear não ocorre por meio de queimas, o que auxilia na redução de gases poluentes na atmosfera. Esta pode ser considerada uma vantagem, já que, ao optar por esta fonte, seria possível reduzir drasticamente a emissão de gases e poluentes causadores do efeito estufa.
Uma usina nuclear introduz um risco de acidente radiológico, o que significa dizer o de causar um impacto ambiental por contaminação radioativa. Para Angra 3, esse risco é de uma vez a cada de anos e é considerado pelos engenheiros de segurança e analistas de risco, como extremamente baixo.
Além de ser uma fonte de energia instável, que por qualquer descuido, pode-se gerar um grande acidente, devido a falhas humanas no sistema de operação. Além da formação de resíduos nucleares e a emissão de radiação que causa poluição radioativa.
O ambientalista refuta a tese de que a energia nuclear é uma fonte limpa, que não emite gases poluentes. ... Segundo Torres, o percurso pelo qual o urânio, minério usado para a geração de energia que abastece as usinas Angra, passa para ser levado ao enriquecimento, representa uma “grande queima de gás carbônico”.
O terremoto de 8,9 graus na escala Richter e o tsunami que abalaram o Japão na madrugada do último dia 11 de março (horário de Brasília) provocaram danos na usina nuclear de Fukushima, localizada na região nordeste da ilha. ... Cerca de uma hora depois do tremor, a usina de Fukushima foi atingida pelo tsunami.
Apesar da desastrosa gestão imposta ao setor energético, o racionamento de eletricidade tem sido evitado pela queda da demanda, provocada pela recessão econômica.
A presença de uma quantidade populacional expressiva pode ser utilizada como justificativa para tal investimento. Extremamente populoso e povoado, o Japão apresenta um território repleto de gente que, necessitando de muitas vezes de políticas e incentivos destinados ao controle da natalidade.
Energia nuclear ou atômica é a energia produzida nas usinas termonucleares, que utilizam o urânio e outros elementos, como combustível. O princípio de funcionamento de uma usina nuclear é a utilização do calor (termo) para gerar eletricidade. O calor é proveniente da fissão dos átomos de urânio.
Como é o processo de geração de energia elétrica por uma usina nuclear? A fissão dos átomos de urânio dentro das varetas do elemento combustível aquece a água que passa pelo reator a uma temperatura de 320 graus Celsius. ... A existência desses três circuitos impede o contato da água que passa pelo reator com as demais.
energia nuclear
carvão
petróleo
O México é rico em recursos de hidrocarbonetos e é um exportador líquido de energia. ... Em 2016, o México gerou 20% de sua energia elétrica por meio de fontes limpas, incluindo energia renovável e energia nuclear. As principais fontes de energia no México são gás natural, carvão, energia hidrelétrica e energia nuclear.
Resposta. Resposta: A energia hidrelétrica. Explicação: A principal fonte de energia no Japão é a hidroeletricidade, com uma capacidade instalada de cerca de 27 GW e uma produção de 69,2 TWh de eletricidade em 2009. O Japão também ocupava a terceira posição no ranking mundial de produção de energia elétrica.