Quais as sequelas deixadas pela hidrocefalia? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O diagnóstico precoce é muito importante, pois a Hidrocefalia pode deixar sequelas limitantes se o quadro evoluir. Podem surgir problemas de aprendizagem, concentração, raciocínio lógico, memória, coordenação, organização, localização no tempo e no espaço e motivação, bem como puberdade precoce e dificuldades visuais.
Como saber se o bebê na gestação tem hidrocefalia?
A hidrocefalia é uma das anomalias mais comuns e que pode ser detectada pela ultrassonografia, a partir da 16ª semana de gestação. Ela pode ser causada por diferentes fatores, tais como a presença de outras malformações, de anomalias cromossômicas e de infecções.
Como descobrir hidrocefalia na gravidez?
O método diagnóstico mais eficaz e rápido é a ecografia, podendo diagnosticar a hidrocefalia no feto durante a gravidez. Para delimitar a área afetada, podem ser feitos outros exames de imagem, como tomografia computadorizada e ressonância magnética.
O que pode causar hidrocefalia na gestação?
Apesar de nem sempre ser possível determinar a causa exata do distúrbio, é certo que estão envolvidos fatores genéticos e hereditários, assim como a ocorrência de doenças infecciosas (toxoplasmose, citomegalovirus, rubéola, sífilis, meningite etc.), e o uso de drogas (cocaína, por exemplo) durante a gestação.
Quando suspeitar de hidrocefalia?
Os médicos podem suspeitar de hidrocefalia de pressão normal quando as pessoas apresentam os três sintomas típicos: Dificuldade ao andar. Incontinência urinária. Demência.